Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil perde para a Bélgica e fica fora da final do basquete 3x3

Basquete

16/10/2018 22h30

BUENOS AIRES 2018

Brasil perde para a Bélgica e fica fora da final do basquete 3x3

Time brasileiro cai nas quartas de final, mas avalia como positiva a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude

A seleção brasileira de basquete 3x3 encerrou, nesta terça-feira (16.10), a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude. O time, que chegou às quartas de final embalado por três vitórias e apenas uma derrota na fase de grupos, e que vivia na Argentina a expectativa de pódio, acabou eliminado pela Bélgica. Os adversários fecharam a partida, realizada no Parque Urbano, com o largo placar de 21 x 10.

Basquete3x3_dia16.jpg
A pouca experiência internacional da equipe brasileira pesou na disputa diante da Bélgica. Foto: Pedro Ramos/Rededoesporte.gov.br

"Não jogaram mal, mas jogaram aquém do que eles podem", destacou o técnico brasileiro Douglas Lorite. "Nesta etapa do torneio, não tem mais nenhum time fraco. Eu achei que a gente podia jogar um pouquinho melhor, mas como esse jogo é muito rápido, qualquer falha é crucial. Senti um pouquinho de falta de energia, mas é totalmente compreensível", completou o treinador. No basquete 3x3, a partida é definida em apenas 10 minutos.

Para Lorite, apesar do bom desempenho dos atletas na primeira fase, o fato de a modalidade ainda ser nova no país faz com que o time brasileiro seja menos competitivo que os demais. "Esses atletas são todos de quadra. Eles não têm muitas malícias desse jogo ainda. Competiram de igual para igual. Ganharam de equipes muito mais fortes do que eles. Agora é treinar os jogadores dentro do 3x3, que tem características bem diferentes do basquete tradicional", explicou.

Na fase de grupos, o time formado por Aieser Batista, Gabriel Souza, Igor Souza e Matheus Alves derrotou as seleções da Venezuela (21 x 19), de Andorra (18 x 15) e da Nova Zelândia (20 x 17), campeã da Asia Cup. O Brasil perdeu apenas para a Ucrânia, por 20 x 15.

Basquete3x3_dia16_2.jpg
Em Buenos Aires, seleção brasileira foi derrotada apenas pela Ucrânia e pela Bélgica. Foto: Pedro Ramos/Rededoesporte.gov.br

Para Aieser, embora o time não saia dos Jogos com medalha, a experiência foi muito importante para o amadurecimento da modalidade. "É a primeira vez que nós saímos do Brasil para jogar basquete e foi um orgulho muito grande representar nosso país. Nós ganhamos do melhor time da Ásia, mostramos que o 3x3 do Brasil está bem forte. Mas, infelizmente, eles (Bélgica) tiveram mais experiência e conseguiram lidar com o placar na frente", justificou. "Agora é ir para casa, não perder a cabeça e colocá-la no lugar. Vamos lutar por uma vaga no sub-23", disse o jogador.

"Essa experiência foi boa. Precisamos participar de campeonatos internacionais como este para os nossos jogadores não chegarem com esse déficit de experiência", avaliou Douglas Lorite. Segundo o treinador, a expectativa é positiva para o futuro. "Temos atletas de muita qualidade no Brasil, mas precisamos massificar esse esporte para que consigamos mais talentos e para que o país veja que essa modalidade também tem futuro", completou.

Definição

Na outra partida do dia válida pelas quartas de final, a anfitriã Argentina superou a Geórgia por 21 x 12 e se garantiu na semifinal desta quarta-feira (17) contra a Ucrânia, às 12h15. Antes, Eslovênia e Bélgica definem a outra vaga na decisão do torneio masculino. No feminino, ainda estão na disputa França, Austrália, Estados Unidos e China. As partidas pelo bronze e as finais também serão realizadas nesta quarta.

Cynthia Ribeiro, de Buenos Aires, na Argentina - Rededoesporte.gov.br