Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil perde nos pênaltis e fica com o vice da Copa América de futebol de 5

Futebol5

04/12/2017 11h15

Chile

Brasil perde nos pênaltis e fica com o vice da Copa América de futebol de 5

Foi a primeira vez que a Seleção Brasileira não ocupa o lugar mais alto do pódio em eventos internacionais desde a Copa do Mundo de 2006

A Seleção Brasileira de futebol de 5 perdeu, neste domingo (4.12), o título da Copa América IBSA 2017, disputada no Chile. Na final, o Brasil acabou superado pela Argentina, que venceu nos pênaltis (2 a 1) após o 0 a 0 no tempo normal.

Pelo lado brasileiro, Bill e Marquinhos desperdiçaram as cobranças, enquanto Ricardinho converteu a sua. O goleiro Luan ainda defendeu o pênalti batido por Nicolás Véliz, mas não conseguiu evitar os gols de Silvio Velo e Max Espinillo.

Ricardinho encara a marcação de Nicolás Véliz durante a final da Copa América do Chile. Foto: Renan Cacioli/CPB

Apesar do tropeço nos pênaltis, como não houve vencedor durante os 40 minutos de jogo, o Brasil ainda mantém uma invencibilidade de 58 partidas. A última derrota no tempo normal foi justamente para os argentinos, em maio de 2013: 2 a 1, pelo Torneio de San Luis, no México.

Foi o primeiro pódio sem o time número 1 do ranking mundial no lugar mais alto desde a Copa do Mundo de 2006, disputada em Buenos Aires, que teve os donos da casa como campeões. Desde então, a Seleção colecionava 24 troféus e buscava, em Santiago, o 32º de sua história.

Para o técnico Fábio Vasconcelos, é hora de refletir e pensar no que é preciso melhorar para a Copa do Mundo de 2018, em Madri, na Espanha. O Brasil venceu as duas últimas edições (Japão 2014 e Inglaterra 2010).

"Um dia a gente sabia que iria perder. Não quer, trabalha para evitar isso, mas acontece. É levantar a cabeça. Próximo ano, em janeiro, tem convocação, vamos começar tudo de novo, vem o Mundial... A gente não pode parar. Sei que é ruim perder, mas caímos de pé. E temos de parabenizar também a Argentina, que soube jogar e fez uma boa competição", disse o treinador brasileiro.

Brasil lidera o retrospecto
O triunfo dos argentinos reduz um pouco do prejuízo dos rivais no retrospecto diante de seu maior adversários. Mas o Brasil ainda sobra contra os "hermanos", seus oponentes mais fortes na modalidade.

Em 17 finais no formato mata-mata entre as duas equipes, o Brasil levou a melhor em 14. Perdeu apenas três: além desta Copa América, foi vice na edição de 2005, disputada em São Paulo, e do Mundial de Buenos Aires, em 2006.

Ao todo, os vizinhos sul-americanos se enfrentaram 47 vezes. Houve 23 vitórias brasileiras, 19 empates e cinco vitórias argentinas. Os brasileiros marcaram 49 gols e sofreram 17.

As campanhas
Em Santiago, os brasileiros colecionaram três vitórias – Peru (9 a 0), México (2 a 0) e Chile (5 a 1) – e dois empates – Argentina (0 a 0) e Colômbia (2 a 2) na fase classificatória, quando terminaram na segunda colocação, atrás dos argentinos no saldo de gols. Ao todo, o time marcou 18 gols e sofreu três. Os artilheiros da equipe no campeonato foram Nonato e Ricardinho, com seis gols cada.

Os argentinos fizeram campanha semelhante. Venceram México (3 a 0), Peru (8 a 0) e Chile (5 a 0) e empataram com Brasil (0 a 0) e Colômbia (1 a 1). Balançaram as redes 17 vezes e só levaram um gol. Nicolás Véliz e Silvio Velo foram os seus goleadores, com seis gols cada.

A competição deste ano foi jogada no formato de todos contra todos, em turno único. As duas equipes com mais pontos ao fim desses confrontos garantiram vaga na final.

Demais disputas
Além da decisão, o domingo contou também com outros dois duelos. Na disputa pelo quinto lugar, o Chile venceu o Peru por 2 a 1 nos pênaltis (1 a 1 no tempo normal). Mais tarde, a Colômbia derrotou o México por 3 a 0 e garantiu a terceira colocação.

Prêmios individuais
Apesar do título da Argentina, as duas principais premiações individuais do campeonato foram entregues a colombianos. Juan Quintero levou o prêmio de artilheiro, com 12 gols marcados. Já o melhor jogador da Copa América IBSA 2017 foi seu companheiro de seleção, Jhon Gonzalez.

Rumo a Madri
A Copa América classificou quatro seleções à Copa do Mundo de 2018, que será realizada em Madri, em junho. O Brasil já estava garantido por ser o atual campeão mundial. Argentina, Colômbia e México também carimbaram seus passaportes para a Espanha.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais