Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil passa bem pelo Egito e tem pedreira na segunda rodada do Mundial

Volei

12/09/2018 19h43

Vôlei

Brasil passa bem pelo Egito e tem pedreira na segunda rodada do Mundial

Seleção masculina venceu na estreia por 3 sets a 0 e já encara a poderosa equipe da França na segunda rodada, nesta quinta-feira (13.09)

O Brasil estreou com vitória no Campeonato Mundial masculino de vôlei. Nesta quarta-feira (12.09), a equipe tricampeã do mundo bateu o Egito por 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/20), em Ruse, na Bulgária, na primeira partida da busca pelo quarto título. A seleção brasileira venceu em 2002, 2006 e 2010 e, na última edição, em 2014, foi vice-campeã.

Foto: FIVB
"Antes de uma estreia sempre bate uma ansiedade de saber como vamos nos comportar e reagir. Saio satisfeito pelo resultado. Sabemos que amanhã tem uma pedreira enorme contra a França e não podemos cometer erros bobos que acabaram ocorrendo diante do Egito"
Wallace, oposto

A seleção já volta à quadra nesta quinta-feira (13.09) para enfrentar a França pela segunda rodada da competição. A partida será a partir das 14h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2. A França, vencedora das edições de 2015 e 2017 da Liga Mundial, também estreou com vitória por 3 sets a 0 no Mundial, sobre a China.

Brasil e França estão no Grupo B, que também conta com Canadá e Holanda. As duas equipes se enfrentaram na rodada inaugural, com vitória canadense por 3 sets a 0. Os seis times jogam entre si em turno único. Quatro se classificam para a segunda fase e dois são eliminados. Ao todo, o Mundial na Itália e na Bulgária conta com 24 equipes divididas em quatro grupos. Serão 94 jogos até a decisão, dia 30 de setembro, em Turim, na Itália.

No jogo de estreia do Brasil, dois destaques para a seleção brasileira: o oposto Wallace e o ponteiro Douglas, cada um com 12 pontos – os dois exatamente da mesma forma, 11 no ataque e um no saque. "Antes de uma estreia sempre bate uma ansiedade de saber como vamos nos comportar e reagir. Saio satisfeito pelo resultado. Sabemos que amanhã tem uma pedreira enorme contra a França e não podemos cometer erros bobos que acabaram ocorrendo diante do Egito", afirmou Wallace. No lado egípcio, o maior pontuador foi o oposto Salah, que anotou 13 pontos: dez de ataque, um de bloqueio e dois de saque.

13092018_douglas.jpg
O ponteiro Douglas foi um dos destaques da equipe brasileira, com 12 pontos. Foto: FIVB

O capitão Bruninho também falou sobre o sentimento de estrear em um Mundial, mesmo para quem já tem este título. "Sempre ficamos mais tensos nos primeiros pontos e essa vontade de estrear logo e o frio na barriga são fatores que nos fazem querer estar sempre em quadra. Agora passou, a estreia já foi e não há muito tempo para comemorar no Mundial, já que são jogos consecutivos", comentou o levantador do Brasil.

O técnico Renan avaliou como positiva a primeira participação do Brasil na competição. "A vitória é sempre importante, principalmente em uma estreia, que deixa todo mundo tenso. Temos jovens neste grupo que estão tendo uma oportunidade única de jogar com a camisa da seleção em uma competição tão importante e essa ansiedade passou", destacou.

O técnico egípcio, Mohamed Moselhy Ibrahim, reconheceu a superioridade brasileira em quadra. "O Brasil é o atual campeão olímpico, então é sempre difícil enfrentá-los. No início, acho que nossos jogadores estavam nervosos, tensos. Muitos deles são jovens. No segundo e no terceiro sets começamos a jogar melhor, mas o Brasil seguiu controlando o jogo, em especial no saque", disse.

12092018_tabela.png
Classificação do grupo do Brasil após a primeira rodada

Pontos cumulativos

Pelo regulamento da competição, os resultados da primeira fase são válidos para definir a classificação também na segunda fase. Assim, é estratégico tentar vencer o maior número de jogos e de sets possíveis. Sabendo disso, o técnico Renan espera do time concentração e foco redobrados diante da França.

"Eu acho que estamos em boas condições e bem preparados para jogar contra eles. A França é um dos melhores times do mundo. São capazes de jogar vôlei num nível muito alto. Teremos de jogar realmente bem e sermos focados em todos os elementos se quisermos ganhar", afirmou o treinador brasileiro.

EQUIPES
BRASIL 3
Bruninho, Wallace, Isac, Lucão, Kadu e Douglas. Líbero – Thales
Entraram: Evandro, William, Maurício Souza
Técnico: Renan

EGITO 0
Abdelhay, Masoud, Elhalim, Shafik, Mostafa e Abdallah. Líbero - Sherif
Entraram: Omar, Ahmed e Hossam
Técnico: Mohamed Moselhy Ibrahim

Rededoesporte.gov.br, com informações da CBV e da Federação Internacional de Vôlei