Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil mostra crescimento e só cai no quinto set diante dos Estados Unidos

Volei

17/08/2018 12h49

Vôlei

Brasil mostra crescimento e só cai no quinto set diante dos Estados Unidos

Partida integra a reta final de preparação para o Campeonato Mundial. Foi o terceiro de quatro amistosos contra as campeãs da Liga das Nações

Com atuação bem superior aos dois primeiros amistosos, a seleção brasileira feminina de vôlei apresentou evolução, mas ainda acabou superada pelos Estados Unidos. No terceiro amistoso contra as norte-americanas, a equipe dirigida pelo técnico José Roberto Guimarães venceu os dois primeiros sets, mas sofreu a virada por 3 sets a 2 (25/15, 25/23, 21/25, 23/25 e 15/17) no ginásio do Centro Olímpico da UFTM, em Uberaba (MG).

Recuperada de lesão, a central Thaísa jogou entre as titulares. Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

A série de quatro amistosos serve como preparação para o Campeonato Mundial, que vai ser disputado no Japão, de 29 de setembro a 20 de outubro, e será concluída no próximo sábado (18.08), quando as duas seleções voltarão a se enfrentar, desta vez, no Rio de Janeiro (RJ), em momento marcante para o voleibol: a reabertura do Maracanãzinho.

"Foi uma partida melhor que as anteriores, mas ainda temos muito a melhorar, especialmente diminuindo os nossos erros"
Gabi, ponteira

Nos dois primeiros amistosos, o Brasil havia sido superado por 3 a 1 e 3 a 0. Na noite de quinta-feira, o grupo verde e amarelo contou com a central Thaísa, que voltou de um período de lesão, entre as titulares. "Ainda tenho muito o que melhorar, estou voltando a pegar ritmo e ainda mais com a dificuldade de um time que joga tão rápido. Estou me esforçando, as meninas estão me ajudando e sei que posso fazer mais, mas isso vai acontecer gradativamente, com os treinamentos. Tem que ter um pouco de paciência. Estou tentando fazer o melhor e na hora certa vai dar tudo certo", afirmou Thaísa.

A ponteira Gabi foi a maior pontuadora da seleção, com 23 acertos. "Começamos com um ritmo bom, jogando bem taticamente, sacando e defendendo bem, que era algo que o Zé Roberto vinha cobrando, mas deixamos cair do terceiro set em diante. Foi uma partida melhor que as anteriores, mas ainda temos muito a melhorar, especialmente diminuindo os nossos erros", analisou Gabi.

O técnico José Roberto Guimarães lamentou o resultado negativo, mas destacou a importância de fazer uma partida como essa em uma fase de preparação para uma competição tão forte como o Mundial. "Conseguimos fazer um primeiro set muito bom. O segundo já emperrou um pouco e depois o pior foi o quarto. Faltou concentração e regularidade e paramos de agredir no saque. Depois, saímos muito atrás no tie break, recuperamos, fizemos 14 x 14 e temos que ressaltar que foi bom. Nós precisávamos de um jogo como esse, de um 3 a 2", avaliou o treinador da seleção brasileira.

Mundial

No Mundial de 2018, o Brasil está no Grupo D, ao lado de Sérvia, República Dominicana, Cazaquistão, Porto Rico e Quênia. A primeira fase da chave será integralmente disputada na cidade de Hamamatsu. A estreia está marcada para 29 de setembro, contra Porto Rico. A segunda fase terá as disputas em Nagoya. Se chegar às semifinais e à decisão (20 de outubro), o Brasil jogará em Yokohama.

BRASIL 2
Dani Lins, Tandara, Adenízia, Thaísa, Rosamaria e Gabi. Líbero: Gabiru
Entraram – Amanda, Fernanda Tomé, Roberta, Carol
Técnico: José Roberto Guimarães

ESTADOS UNIDOS 3
Carlini, Lowe, Madi Kingdon, Lee, Adams e Gibbemeyer. Líbero – Benson
Entraram – Hancock e Drews
Técnico: Karch Kiraly