Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil leva quatro medalhas na abertura do Regional das Américas de Halterofilismo

Atletismo

07/12/2018 13h45

Halterofilismo

Brasil leva quatro medalhas na abertura do Regional das Américas de Halterofilismo

Foram três ouros e um bronze no primeiro dia da competição em Bogotá, na Colômbia. Disputas seguem até domingo

A equipe brasileira de halterofilismo paralímpico conquistou quatro medalhas no primeiro dia de competições do Regional das Américas, em Bogotá, na Colômbia. A competição teve início nesta quinta-feira, 6.12, e segue até domingo, 9.12. Foram três primeiros lugares para o Brasil e um bronze, com direito a uma quebra de recorde das Américas. O evento é passagem obrigatória para quem almeja classificar-se aos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e aos Jogos de Tóquio 2020.

O responsável pela marca histórica foi João França Júnior. Ele ergueu 141kg, estabeleceu o novo recorde continental da categoria até 49kg e ficou com o ouro. "Eu me sinto muito contente, pois foi uma competição difícil. A pressão era grande, por ter tido meus primeiros dois levantamentos invalidados. Foi difícil, mas estava tranquilo, pois havia trabalhado exatamente para esse resultado. Estou feliz por todo o trabalho ter sido recompensado", disse.

Foto: CPB

O segundo ouro brasileiro veio com Maria Rizonaide, campeã entre as mulheres com até 45kg, com a marca de 79kg. Quem também subiu ao lugar mais alto do pódio foi Lara Lima, que venceu entre as atletas júnior da divisão até 41kg ao levantar a barra com 75kg. Lucas dos Santos completou as conquistas do Brasil ao erguer 112kg e ficar com o bronze júnior na categoria até 49kg.

O Brasil está representado por 26 atletas na Colômbia - a maior delegação já levada pelo país a um evento internacional da modalidade. Entre eles, o baiano Evânio Rodrigues, prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, e o paulista Bruno Carra, prata nos Jogos Parapan-Americanos de 2011 e 2015. Ainda estarão presentes a paulista Mariana D'Andrea e a paranaense Marcia Menezes, ambas medalhistas em mundiais.

O Brasil defende o título de campeão do Regional das Américas, que conquistou em 2015, na Cidade do México, na primeira edição da competição. No início de 2018, o Brasil também participou do Regional Europeu, para que os atletas pudessem pegar experiência e participassem da primeira competição que contaria pontos para o ranking paralímpico da modalidade.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro