Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil leva o título de campeão das Américas no Goalball

Goalball

04/12/2017 09h51

São Paulo

Brasil leva o título de campeão das Américas no Goalball

Seleção Brasileira masculina derrotou os Estados Unidos na decisão. No feminino, as brasileiras ficaram com a prata

O Brasil conquistou, neste domingo (3.12), o título da categoria masculina do Campeonato das Américas de Goalball IBSA 2017, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na final, os donos da casa venceram os Estados Unidos por 8 a 3. Na decisão feminina, a seleção foi derrotada pelo Canadá e ficou com a prata.

Um pouco mais de um ano após perder na semifinal dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 para os Estados Unidos, o Brasil não deu chances para o azar e foi com tudo pra cima dos americanos. Na primeira etapa, vitória parcial de 4 a 1, com gols de Leomon Moreno (3) e Parazinho. No retorno do intervalo, os brasileiros mantiveram o mesmo ritmo e marcaram mais quatro gols: Leomon e Pazarinho, duas vezes cada.

Leandro Martins / CPB / MPIX

Mesmo com o poder ofensivo do time, o técnico Alessandro Tosim acredita que a defesa fez a diferença na caminhada rumo ao título. "A conquista desse título é uma consolidação defensiva. A equipe está muito focada defensivamente e fez diferença na competição. Os meninos estavam muito focados para conquistar esse título", destacou o treinador brasileiro.

O próximo desafio da Seleção Brasileira masculina é o Campeonato Mundial em Malmo, na Suécia, no mês de junho do ano que vem, onde o time buscará o bicampeonato. E para conquistar mais uma vez o título, Tosim já faz projeções para preparação da equipe.

"A gente pretende fazer umas quatro ou cinco fases de treinamento até o Mundial. Obviamente que essa consolidação defensiva é fundamental, além de alguns ajustes ofensivos que nós erramos nessa final. Foram três penalidades que não poderiam ter acontecido, mas nós vamos ajustar. E de resto é manter esse padrão tático que a equipe trabalhou dentro da competição e que foi fantástico, Eles entenderam a importância do que é trabalhar taticamente e isso fez a diferença", resumiu Alessandro.

Na decisão feminina, as meninas do Brasil encararam o Canadá, seleção de melhor campanha na primeira fase. As brasileiras tiveram boa atuação, principalmente de Alaine Marques, autora de três gols, mas acabaram sendo derrotadas por 6 a 4. O outro gol da equipe canarinho foi anotado por Carol Duarte.

"É muito importante para a gente essa medalha, uma seleção jovem. Viemos em busca do ouro, mas infelizmente não deu. Mas ano que vem tem outros desafios e vamos em busca do título", disse Alaine Marques.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais