Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil estreia na nova prova olímpica do 4x400 m misto no Mundial de Revezamentos do Japão

Atletismo

08/05/2019 11h45

Atletismo

Brasil estreia na nova prova olímpica do 4x400 m misto no Mundial de Revezamentos do Japão

A seleção terá Tiffani Marinho e Geisa Coutinho na 2ª e 3ª posições. Os homens, que abrem e fecham a corrida em Yokohama, ainda serão escalados. Objetivo é a classificação para o Mundial de Doha, em setembro

#PraCegoVer: os atletas e a comissão técnica da seleção brasileira de atletismo da prova de revezamento 4 x 400 metros misto posam em uma pista de atletismo ao lado do mascote do Comitê Olímpico do Brasil, um tigre amarelo e verde
Foto: CBAt/divulgação

Pela primeira vez na história o Brasil terá uma equipe adulta correndo o revezamento 4 x 400m misto. Serão dois homens e duas mulheres no 4º Mundial de Revezamentos da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), competição que será disputada no Estádio Internacional de Yokohama, o maior do Japão, neste sábado e domingo (11.05 e 12.05). 

O objetivo da seleção brasileira é ficar entre os 12 primeiros colocados e, com isso, conquistar uma vaga para o Mundial de Atletismo de Doha, no Catar, que será disputado de 27 de setembro a 6 de outubro. O revezamento 4 x 400m misto também irá estrear no Mundial de Atletismo neste ano de 2019 e passará a integrar o programa olímpico nos Jogos de Tóquio 2020.  

O 4 x 400m misto já foi prova no Mundial de Revezamentos de 2017, nas Bahamas, com vitória do time da casa. "O Brasil nunca correu o 4 x 4 misto na categoria adulta. Vamos tentar a classificação para o Mundial já na expectativa da Olimpíada. Vencemos o 4 x 4 misto no Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia, em 2017. A oportunidade que temos de ver o que a nossa equipe pode fazer é agora. Acho que temos condições concretas de estar entre os oito e que é um time capaz de ficar entre os cinco até", avaliou o treinador Evandro Lazari. 

São 21 equipes inscritas, brigando por 12 vagas para o Mundial de Doha. Mais detalhes da competição podem ser encontrados em https://www.iaaf.org/competitions/iaaf-world-relays 

São muitas as novidades e a prova chama atenção exatamente por misturar homens e mulheres. Não há posição fixa entre os corredores por regra. A formação é definida por cada time. "Eu tenho uma proposta de montar a equipe com homens nas duas pontas, abrindo e fechando o revezamento, e as mulheres no miolo. Mas como cada equipe monta do seu jeito a emoção vai até o final", comentou Lazari. 

O Brasil ainda não está definido para Yokohama, mas o treinador já revelou a posição das mulheres - Tiffani Marinho será a segunda corredora e Geisa Coutinho a terceira. Os homens que vão abrir e fechar o revezamento do Brasil serão escalados entre Alexander Russo, Hugo Balduíno e Lucas Carvalho. Cristiane Silva completa o grupo de mulheres. 

O período de treinamento em Chula Vista, nos Estados Unidos, e em Saitama, na Universidade Rikkyo, no Japão - uma das bases olímpicas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2020 -, serviu para fortalecer o grupo e, claro, treinar técnicas, como a passagem do bastão.  

"É delicado treinar as passagens de uma mulher para um homem e vice-versa, devido às velocidades diferentes da corrida, de aceleração e de chegada para a troca de bastão. Trabalhamos para adequar essas passagens. Foi bom para a equipe se conhecer e trocar informações e para treinar bastante. Tomara que seja uma boa surpresa", afirmou Evandro. 

A estrutura montada pelo COB em Saitama recebeu elogios, especialmente pela comida, feita por brasileiros que trabalham na empresa japonesa contratada para fornecer as refeições. "Tem sido espetacular", definiu Evandro. Todos também estão adaptados ao fuso - são 16 horas de diferença em relação a Chula Vista. "Está tudo legal, o grupo está unido. No fim de semana, fizemos um passeio para Tóquio", comentou Evandro, que espera que essas condições sejam convertidas em resultados na pista. 

O Brasil disputa o 4º Campeonato Mundial de Revezamentos da IAAF com 16 atletas nas provas do 4 x 100m masculino e feminino e do 4 x 400m misto. As provas de qualificação serão disputadas no sábado (11.05) e as finais serão no domingo (12.05).  

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo