Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil encerra Grand Slam de judô em Baku com dois ouros e um bronze

Judô

13/05/2019 12h08

Judô

Brasil encerra Grand Slam de judô em Baku com dois ouros e um bronze

Felipe Kitadai e Rafaela Silva chegaram ao topo do pódio, e Larissa Pimenta completou o elenco dos medalhistas brasileiros no Azerbaijão

Foram três dias de lutas em Baku, no Azerbaijão, no Grand Slam de Judô. O Brasil conquistou três medalhas logo na sexta-feira (10.05), com ouros de Felipe Kitadai (60kg) e Rafaela Silva (57kg), e bronze de Larissa Pimenta (52kg). Assim, o país figurou como o líder do quadro geral da competição. Nos dois dias seguintes, contudo, os atletas brasileiros não conseguiram repetir o bom desempenho da estreia.

#PraCegoVer: Fotografia mostra o judoca Felipe Kitadai erguendo o braço e comemorando a vitória no Grand Slam.
Medalhista em Londres 2012, Kitadai mostra evolução nos resultados da temporada. Foto: CBJ/Divulgação

Sétimo colocado no Grand Prix de Tbilisi, em março, e quinto colocado no Grand Prix de Antalya, em abril, Kitadai seguiu na curva ascendente para chegar ao ouro em Baku, retomando os bons resultados que lhe renderam, em 2012, o bronze olímpico. No Azerbaijão, o brasileiro começou com uma vitória sobre um dos favoritos da casa, o azeri Orkhan Safarov, vice-campeão mundial em 2017. Em seguida, Kita derrotou o russo Islam Yashuev e o georgiano atual campeão mundial júnior, Jaba Papinashvili, para chegar à semifinal contra Francisco Garrigos.

O espanhol conseguiu um waza-ari de vantagem, mas o brasileiro estava determinado a buscar seu primeiro título em Grand Slam. Com duas projeções nos 20 segundos finais de combate, Kitadai virou o placar e se garantiu na decisão pelo ouro. Na última luta, emplacou dois waza-ari sobre o georgiano Temur Nozadze e vibrou emocionado com a conquista que lhe garantiu 1.000 pontos no ranking mundial classificatório para o Mundial de Tóquio.

"Hoje foi uma competição extremamente brigada como todas as minhas são. Não poderia ser diferente. Esse ouro veio muito suado. Foi um nível extremamente alto, contra atletas medalhistas em Mundial, campeões europeus, e a gente ganhou", destacou o brasileiro após ouvir o hino do Brasil.

Campeã olímpica x campeã mundial

Rafaela Silva também voltará de Baku com a mesma sensação de seu companheiro de equipe com um ouro inédito em Grand Slam. O título veio com gostinho especial de revanche sobre a japonesa Tsukasa Yoshida, atual campeã mundial, que havia vencido Rafaela na final do Grand Slam de Dusseldorf neste ano e em outras duas lutas.

#PraCegoVer: Fotografia mostra a judoca Rafaela Silva gritando, em comemoração à vitória sobre a japonesa Tsukasa Yoshida.
Rafaela Silva conseguiu a revanche sobre a japonesa Tsukasa Yoshida. Foto: IJF/Divulgação

Desta vez, Rafaela dominou as iniciativas do duelo, foi agressiva e atacou a japonesa na hora certa para pontuar o waza-ari a alguns segundos do fim da luta. Antes disso, ela havia vencido a sérvia Marica Perisic, a francesa Hélène Receveaux e a húngara Hedvig Karakas.

"Estou muito feliz com meu desempenho aqui na competição. É meu primeiro Grand Slam com vitória. Muito feliz por realizar mais um sonho. Feliz não só por ganhar, mas também porque consegui soltar golpes e arriscar algumas coisas. Estou feliz de estar com essa intensidade na reta final para o Mundial. É manter os treinos e foco nos próximos objetivos", disse Rafaela.

Mais um pódio para Pimenta

Após conquistar seu primeiro título pan-americano sênior há duas semanas, em Lima, Larissa Pimenta (52kg) voltou a subir ao pódio do Circuito IJF conquistando o bronze em Baku. Ela e Eleudis Valentim (52kg) passaram bem pelas preliminares, mas perderam para as duas finalistas - Ai Shishime, do Japão, e Amandine Buchard, da França - e foram se encontrar na luta pelo bronze.

Companheiras de seleção e de clube Pinheiros, as duas protagonizaram um combate equilibrado, que foi para o golden score com duas punições para cada lado. Pimenta foi mais eficiente e conseguiu o golpe para pontuar o waza-ari que lhe rendeu sua primeira medalha de Grand Slam.

"Estou muito feliz com minha primeira medalha em um Grand Slam. Estou em um processo de evolução, e é uma sensação inexplicável. Gostei muito da minha competição", avaliou Pimenta, que já fez nove competições neste ano e foi ao pódio sete vezes.

Ainda na sexta-feira, Gabriela Chibana (48kg) também chegou à disputa pelo bronze, mas foi derrotada por Catarina Costa, de Portugal. Já no sábado (11), todos os brasileiros em disputa pararam ainda nas preliminares. No domingo (12), último dia de lutas, o melhor resultado para o país foi o sétimo lugar de Mayra Aguiar. A judoca caiu nas quartas para a alemã Luise Malzhan e na repescagem para a japonesa Shori Hamada.

O Grand Slam de Baku foi escolhido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) como a última competição de ranqueamento para o Campeonato Mundial do Japão. Os nove melhores brasileiros por gênero no ranking mundial após Baku serão convocados para representar o país em Tóquio, no período de 25 a 31 de agosto.

Rededoesporte.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)