Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil encara desafio na canoagem

07/04/2014 13h56

Brasil encara desafio na canoagem

Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem 2014 será disputadoem Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 11 e 13 de abril

O próximo fim de semana promete grandes emoções para a Canoagem Brasileira. Tudo porque nossos atletas irão disputar o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem 2014. O evento ocorre dos dias 11 a 13 de abril, em Montevidéu, no Uruguai.

 A Federação Uruguaia de Canoagem declarou em nota que está satisfeita e pronta para o desafio de receber o campeonato após 10 anos sem organizá-lo: "Esperamos superar expectativas e contar com todas as bandeiras dos países sul-americanos no evento", afirmou a entidade. O evento será organizado pela Federação Uruguaia de Canoagem conjuntamente com o apoio e supervisão da Confederação Sul-Americana de Canoagem (CoSurCa).

CBCa/Divulgação
CBCa/Divulgação#Isaquías Queiroz foi campeão mundial na Alemanha em 2013 na prova C1 500m e é um dos destaques do Brasil no Sul-Americano do Uruguai
Isaquías Queiroz foi campeão mundial na Alemanha em 2013 na prova C1 500m e é um dos destaques do Brasil no Sul-Americano do Uruguai

 A última edição do campeonato, ocorrido no ano de 2013, trouxe resultados positivos para o time brasileiro. O país, que participou com uma deleção de 34 atletas, conquistou a terceira colocação geral com um total de 53 medalhas (21 de ouro, 17 de prata e 15 de bronze). A Argentina terminou como campeã do evento, com a soma de 43 medalhas de ouro, e o Chile ficou em segundo, com 22 ouros.

 Leonardo Maiola, supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), explicou que os atletas estão treinando para o evento em suas associações. “Existe grandes expectativas com o time que está indo para o Sul-Americano e esperamos manter a hegemonia da Paracanoagem brasileira” declarou.

A Paracanoagem contará com os seguintes atletas tentando o título sul-americano: no feminino competirão Marta Ferreira, na categoria K1 LTA, Marta Ferreira e Andrea Pontes (K1 TA), Andrea Pontes (K1 A) e Tamara Oliveira (V1 LTA e TA). No masculino, disputarão o torneio Patrick Almeida (K1 LTA), Fernando Fernandes (K1 TA e A), Caio Ribeiro (V1 LTA) e Luis Carlos Cardoso (V1 TA e A).

Canoagem Velocidade

Na Canoagem Velocidade, o Brasil estará representado por uma equipe muito jovem, fato planejado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para que os atletas possam adquirir experiência em competições internacionais.

Representantes da categoria sub-23, irão competir no Uruguai João Fernando Alves, Eduardo Fagundes e Adilson Nascimento, na categoria K1; Eduardo Fagundes e João Fernando Alves (K2); João Fernando Alves, Eduardo Fagundes, Adilson Nascimento e Ricardo Machado Brum (K4); Isaquias Queiroz (C1). No feminino, Cianara de Lima Camargo disputará a categoria K1.

Na Cadete Masculino, foram convocados Vitor Hugo Navarro e Marcos Scolaro (K1); Mateus Moia (K2); Milton de Oliveira e Isaac de Oliveira (C1 e C2). No feminino, competirão  Emilly Schellworth, Natalia de Souza e Bruna dos Santos (K1) e Emilly Schellworth e Bruna dos Santos (K2).

Os atletas da categoria Junior serão representados somente no masculino. Matheus Henrique Carvalho, Lucas Gil Demissão e Ricardo Machado de Brum competem na categoria K1 e K2, enquanto Lucas Queiroz dos Santos e Dalvan Luz de Oliveira disputam provas nas categorias C1 e C2.

“Temos boas expectativas e acreditamos que mesmo com uma equipe jovem conseguiremos bons resultados no Uruguai. A participação desses atletas já havia sido planejada e será um ótimo teste para nossas equipes de base. No caso do Isaquias, ele busca superar suas metas pessoais e vencer em todas as distâncias que disputar”, analisou Heros Ferreira, head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade.

 As provas de Canoagem Velocidade e Paracanoagem serão realizadas através de um quadro de horários, que prevê para a próxima sexta-feira (11.4) as provas de 1.000 metros e 5.000 metros. No sábado (12.4), ocorrerão as disputadas de 500 e 5.000 metros e, no último dia, domingo (13.4), as provas de 200 metros, 15 km e 20 km fecham o Sul-Americano.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem