Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil encara Costa Rica com Thiago Silva como capitão e uma alteração

Futebol

21/06/2018 15h00

Copa 2018

Brasil encara Costa Rica com Thiago Silva como capitão e uma alteração

Partida decisiva para a Seleção será disputada a partir das 9h (de Brasília) desta sexta-feira (22.06), em São Petersburgo. Com lesão de Danilo, Fágner será o titular na lateral-direita

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

Atualizada às 18h20

A receita de Tite para dar um passo adiante em relação ao empate com a Suíça é simples: ser mais efetivo no ataque para converter as oportunidades em gols. Para ele, se esse caminho for percorrido de forma consciente no duelo a partir das 9h desta sexta (22.06), contra a Costa Rica, a Seleção Brasileira tem tudo para engrenar no Mundial e se credenciar de fato como uma das favoritas ao título.

A partida será na arena de São Petersburgo, uma das cidades de maior apelo turístico na Rússia. Até por isso, a recepção da delegação na chegada à cidade, na quarta-feira, emocionou os jogadores. Um grupo de quase 300 torcedores esperava o ônibus da seleção na porta do Hotel Corinthia, onde o grupo está hospedado.

Thiago Silva sabe que o time precisa da vitória, mas prega que todos sigam o planejamento tático. Foto: Getty Images

Com cânticos de exaltação aos cinco títulos mundiais do Brasil e muita batucada, a festa emocionou os jogadores. Alguns deles gravaram alguns instantes em seus celulares e postaram nas redes sociais. "Eu fico arrepiado, cara. Acho isso lindo demais. Eles são feras", comentou o meia Renato Augusto.

"Temos que potencializar a equipe e respeitar características individuais. Está no último terço? Vai para dentro, finta. Essa é uma característica do futebol brasileiro"
Tite, técnico da Seleção Brasileira

No rodízio normalmente promovido pelo treinador, o zagueiro Thiago Silva será o capitão da equipe, numa aposta que passa, também, por ressignificar o valor de atletas criticados durante a campanha de 2014, no Brasil.

"Se pegássemos todo mundo que foi criticado na última Copa, teríamos terra arrasada. A vida e o futebol não são assim. Coloquei coerentemente que havia uma série de atletas com maturidade suficiente para continuar esse rodízio. Thiago é um deles. Ele sabe da necessidade de resultado, mas antes da necessidade de desempenho", disse Tite.

"O nosso time é muito consciente do que precisa. Nós não tivemos o melhor início, mas queremos consertar isso. Existe pressão para os dois lados e estamos acostumados a isso. Nós temos urgência de resultado, mas não podemos jogar de um jeito bagunçado. Temos um plano e precisamos segui-lo. Vai ser outro jogo difícil, e precisamos ser calmos para trazer os três pontos", afirmou Thiago Silva.

Neymar seguirá com liberdade para criar jogadas individuais perto da meta adversária. Foto: Getty Images

Mudança de última hora

A ideia original do treinador era manter a escalação titular da partida contra a Suíça. Na opinião de Tite, a formação ofensiva e leve, com Willian, Neymar, Phillipe Coutinho e Gabriel Jesus, funcionou bem na estreia e não causou problemas defensivos. "Sim, tomamos um gol, mas fizemos um belo trabalho em controlar as variáveis de ataque deles. Não permitimos muitas chances", comentou o técnico.

No treinamento realizado na véspera da partida, contudo, o lateral-direito Danilo sentiu dores e foi diagnosticado com uma lesão no lado direito do quadril. Assim, Fágner, do Corinthians, será o titular da posição. Assim, a  escalação completa tem Alisson; Fágner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. 

Tite reafirmou que pretende dar toda liberdade para Neymar e para os demais atacantes brasileiros para serem criativos e ousados no que ele chama de último terço de campo. "Todos os atletas têm responsabilidade de serem coletivos e individuais. Alguns têm características específicas. Do Neymar, por exemplo, não vou tirar a característica do transgressor, da criatividade no último terço. E serve para os outros, como Coutinho, Willian, Gabriel. Temos que potencializar a equipe e respeitar características individuais. Está no último terço? Vai para dentro, finta. Essa é uma característica do futebol brasileiro".

Rededoesporte.gov.br