Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil é tricampeão no Estádio Aquático em primeiro evento pós-Jogos Rio 2016

Atletismo

26/09/2016 11h34

Esportes Aquáticos

Brasil é tricampeão no Estádio Aquático em primeiro evento pós-Jogos Rio 2016

Estrutura foi construída para ser uma instalação temporária. Ela será desmontada e suas duas piscinas serão remontadas no Parque Madureira e em Campo Grande, no Rio de Janeiro

Uma semana após o encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Parque Olímpico abriu as portas novamente, para sediar o Desafio Raia Rápida. A estrutura, que consagrou atletas como Michael Phelps e Daniel Dias nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, recebeu equipes da África do Sul, do Brasil, dos Estados Unidos e da Itália, que se enfrentaram em provas nos 50m nos quatro estilos (borboleta, costas, livre e peito), além do revezamento 4 x 50m medley.

09262016_abre_corte.jpg
Equipe brasileira comemora o tricampeonato no desafio. Foto: Ricardo Cassiano

O Brasil foi o campeão da competição, com 15 pontos, tornando-se tricampeão, já que tinha vencido as edições de 2015 e 2014. Na edição de 2016 o segundo lugar ficou com a África do Sul, com 11 pontos, seguida por Estados Unidos, sete pontos, e Itália, três pontos. A equipe brasileira venceu nos estilos peito (João Gomes Jr.) e borboleta (Henrique Martins) e no revezamento 4 x 50m medley, que além dos dois atletas brasileiros já citados, contou com Henrique Rodrigues e Bruno Fratus. 

Antes de os nadadores profissionais caírem na piscina, atletas amadores, adultos e crianças participaram do Festival Raia Rápida. Com aplausos e gritos de incentivo, a torcida lembrou por que conquistou atletas, público e imprensa nos Jogos Rio 2016. Para assistir às competições bastava levar duas latas de leite em pó para serem doadas ao Instituto Pró Criança Cardíaca.

Estádio Aquático

Durante os Jogos Rio 2016 o Estádio Aquático sediou provas de natação, polo aquático e natação paralímpica. Antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a instalação já tinha recebido atletas nacionais e internacionais nos eventos-teste de natação e polo aquático.

O Estádio Aquático dos Jogos Rio 2016 foi construído para ser uma instalação temporária. Ele será desmontado e suas duas piscinas (de competição e aquecimento) serão remontadas no Parque Madureira e em Campo Grande. Após a premiação do Raia Rápida, o nadador Bruno Fratus falou sobre a importância deste legado.

09262016_estadio_aquatico_1.jpg
Torcida voltou a estar presente para incentivar os atletas brasileiros nas arquibancadas do Estádio Aquático. Foto: Ricardo Cassiano

"Eu aproveitei muito hoje a oportunidade de nadar em águas olímpicas, pois essa sensação só poderei ter daqui a quatro anos. As duas piscinas vão para regiões menos favorecidas. Este é o maior legado que o Estádio Aquático poderia deixar. Ele foi ótimo nos Jogos Rio 2016, mas não precisamos de outro centro aquático no Parque Olímpico fora das Olimpíadas", afirmou, em referência ao Parque Aquático Maria Lenk, que durante os Jogos Olímpicos foi palco das competições de nado sincronizado e saltos ornamentais.

Fonte: Rio Media Center