Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil é ouro e quebra recorde mundial no revezamento 4 x 200m livre

Natação

14/12/2018 14h34

Mundial

Brasil é ouro e quebra recorde mundial no revezamento 4 x 200m livre

Luiz Altamir, Leonardo Santos, Fernando Scheffer, Breno Correia e Leonardo de Deus foram os responsáveis pela conquista do pódio na China e pela marca histórica

Fernando Scheffer, Luiz Altamir, Leonardo Santos e Breno Correia, sem esquecer de Leonardo de Deus, entraram para a história da natação brasileira nesta sexta-feira (14.12), em Hangzhou, na China. A equipe, que formou o revezamento 4 x 200m livre masculino, garantiu o primeiro ouro para o Brasil no  Mundial de Natação em piscina curta e foi mais longe: estabeleceu o novo recorde Mundial da prova, com 6min46s81.  A antiga marca era de 6m49s04. Esta é a primeira medalha de ouro da seleção brasileira na competição.

O Brasil se classificou para a final com o sexto tempo. O quarteto inicial, formado por Fernando Scheffer, Luiz Altamir, Leonardo de Deus e Breno Correia garantiu a Raia 7 para o a Seleção no período da noite, no horário chinês. Para a final, Leonardo Santos entrou na vaga de Leonardo de Deus.

A equipe brasileira do revezamento 4 x 200m: emoção após a vitória. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
"Nos firmamos no cenário mundial. Todos viram o que a gente pode fazer. Estamos entre os melhores. Agora, um passo de cada vez, vamos em busca do Mundial do ano que vem e depois os Jogos Olímpicos, que são o nosso objetivo principal"
Breno Correia, nadador

"O título e o recorde colocam a gente em evidência, mostrando que a nova geração está chegando para ficar. Estou feliz de estar com esses caras aqui. São a nova cara da natação brasileira. Não estamos aqui à toa", afirmou Leonardo Santos.

"Faz tempo que chegamos e esse título comprova isso. Colocamos nosso nome no papel e não vamos parar por aqui. A meta é chegar em Tóquio para consolidar nosso nome entre os melhores do mundo", emendou Fernando Scheffer.

Luiz Altamir iniciou seus 200m e terminou em segundo lugar. Fernando Scheffer caiu na água e colocou o Brasil em primeiro, sempre abaixo do recorde mundial da prova. Leonardo Santos manteve o ritmo forte, mas perdeu posições para Rússia e China. Breno Correia, porém, tratou de colocar o Brasil no topo do pódio com 6min46s81.

"Essa medalha mostra a dedicação de cada um. Nós acordamos cedo, passamos por dificuldades, temos nossa vida em universidades também, suamos, choramos, somos seres humanos como qualquer pessoa e chegar aqui e levar o nome do Brasil ao topo do pódio é algo inexplicável", comemorou Luiz Altamir.

O quarteto dourado da final do revezamento 4 x 200m livre. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

"Acho que nos firmamos no cenário mundial. Todos viram o que a gente pode fazer. Estamos entre os melhores. Agora, um passo de cada vez, vamos em busca do Mundial do ano que vem e depois dos Jogos Olímpicos, que são o nosso objetivo principal", finalizou Breno Correia.

Cielo em 7º

Guilherme Guido chegou à final dos 50m costas como um dos principais nomes da prova. Em uma disputa forte contra Evgeny Rylov (ouro, com 22s58), Ryan Murphy (prata, com 22s63) e Shane Ryan (bronze, com 22s76), Guilherme Guido terminou com 22s79, na quinta colocação.

"Tenho consciência de que acertei a prova. Foi uma disputa muito forte, com um nível técnico alto. Claro que fico um pouco chateado de não ter conseguido a medalha, mas feliz de estar brigando de igual para igual. Vou com tudo para o revezamento amanhã", declarou o nadador.

Cesar Cielo. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
 "Estou feliz de estar em mais uma final nesse momento da minha carreira e agora vou focar nos revezamentos que faltam"
Cesar Cielo, nadador

Cesar Cielo chegou à final de sua prova favorita com o tempo de 21s06. Na disputa por medalha, nadou 21s20 e ficou na sétima colocação. O campeão foi o russo Vladimir Morozov (20s33), a prata foi para o americano Caleb Dressel (20s54) e o bronze para o sul-africano Bradley Tandy (20s94). Um dos favoritos, Benjamin Proud foi desclassificado.

"Não consegui encaixar a prova como ontem. Fiz força e o corpo não respondeu como queria. Estou feliz de estar em mais uma final nesse momento da carreira e agora vou focar nos revezamentos que faltam", disse o campeão olímpico.

Estreante em Mundiais, Caio Pumputis esteve mais uma vez em uma disputa por medalha. Depois de conquistar o 5º lugar nos 200m medley, o atleta da seleção brasileira os 100m quatro estilos com o tempo de 52s28, na oitava colocação. "Errei a virada do nado costas. Poderia ter conseguido um tempo melhor, mas estou feliz de participar de mais uma final. Este é meu primeiro Mundial absoluto e é um aprendizado grande", contou.

Nicholas e Etiene

Recordista mundial dos 50m borboleta, Nicholas Santos está em mais uma final de Mundial. O atleta, de 38 anos, garantiu um lugar na disputa decisiva com 21s96. A prova será na manhã deste sábado (horário de Brasília). "Achei que meu desempenho foi bom. Amanhã espero estar na minha melhor forma. Temos o revezamento 4 x 50m medley, que tem chance de medalha, e o 50m borboleta também. Vamos com tudo. Quero o máximo de medalhas que podemos conseguir aqui", falou o recordista mundial.

Também recordista mundial, mas nos 50m costas, Etiene Medeiros está fora da briga pelo tricampeonato em piscina curta. Ela cometeu um erro na saída da prova e terminou a disputa com o 15º tempo na competição (26s91). Nas eliminatórias desta sexta-feira, Matheus Santana não conseguiu avançar às semifinais dos 50m borboleta. Na eliminatória, ele nadou 23s08 e empatou com o finlandês Riku Poytakivi, mas, na série de desempate, o europeu levou a melhor e avançou às semifinais.

Veja o desempenho dos brasileiros nesta sexta-feira:

Revezamento 4 x 200m livre
Brasil – Ouro - 6min46s81 (recorde mundial)

100m medley masculino
Caio Pumputis – 8º - 52s28

50m borboleta masculino
Nicholas Santos – na final – 21s96

50m livre masculino
Cesar Cielo – 7º - 21s20

50m costas feminino
Etiene Medeiros – 15ª – 26s91

50m costas masculino
Guilherme Guido – 5º - 22s79

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos