Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil domina quadro de medalhas da Copa Sul-Americana de Tiro Esportivo

Tiro esportivo

11/09/2017 17h43

Legado

Brasil domina quadro de medalhas da Copa Sul-Americana de Tiro Esportivo

Evento foi realizado no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, e atletas da casa conquistaram 98 medalhas

O Centro Militar de Tiro Esportivo (antigo Centro Nacional), em Deodoro, no Rio de Janeiro, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, foi palco das disputas da modalidade nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Desde então, o local recebe diversas competições nacionais e internacionais. Na última semana, foi a vez da 2ª Copa Sul-Americana, encerrada no domingo (10.09) com supremacia brasileira no quadro de medalhas. Somando todas as categorias, individuais e por equipes, os anfitriões subiram 98 vezes ao pódio, com 41 ouros, 31 pratas e 26 bronzes. Entre as conquistas, 31 medalhas ficaram por conta de categorias paralímpicas.

De acordo com Paulo Santos, assistente técnico da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), o resultado da Copa Sul-Americana serve de parâmetro para futuras convocações da seleção brasileira. “É uma prova que vale tanto para o ranking geral quanto para o de qualidade, utilizado para convocações para competições internacionais, e também para indicação para a Bolsa Atleta Internacional”, explica.

Julio_Almeida3x2.jpg
Julio Almeida ficou com o ouro na pistola de ar 10m. Foto: CBTE/Divulgação

Além do Brasil, outros sete países estiveram presentes nas disputas: Chile (21 medalhas), Argentina (19), Peru (18), Colômbia (6), Equador (4), Uruguai (1) e Bolívia (0). “Tivemos um desempenho mais fraco nas carabinas femininas. O time da Argentina veio muito bem preparado”, conta Paulo Santos.

Já nas provas masculinas, o Brasil foi o grande destaque. Na pistola de ar 10m, por exemplo, Julio Almeida ficou com a medalha de ouro e o medalhista olímpico Felipe Wu levou o bronze, deixando a prata com o peruano Marko Carrillo.

Outro destaque na competição ficou por conta da estrutura do Centro Militar, um importante legado deixado ao país pelos Jogos Rio 2016. “É uma estrutura excepcional e que foi elogiada por todos que estiveram lá, inclusive por dois americanos que nós contratamos para comandar o sistema do alvo eletrônico”, ressaltou o assistente técnico.

O local recebe mensalmente etapas online do Campeonato Brasileiro, sendo a próxima entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, com atiradores do Rio de Janeiro nas provas de carabina e pistola. Um evento maior está previsto para o fim do ano, entre os dias 22 e 26 de novembro, com a realização do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo. Segundo Paulo Santos, são esperados cerca de 800 atletas.

» Confira os resultados completos da competição

 

Ana Cláudia Felizola – Rededoesporte.gov.br