Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil disputa Mundial de Marcha Atlética na China

Atletismo

04/05/2018 10h37

Atletismo

Brasil disputa Mundial de Marcha Atlética na China

Competição será disputada na cidade de Taicang e começa na noite desta sexta-feira, no horário de Brasília. País será representado por cinco atletas, com destaque para Erica Rocha de Sena

marchaatleticamundialfotodivulgacao.jpg
Moacir, Erica, Nair, Matheus e Bagio: os representantes do Brasil na China. Foto: Divulgação

A Seleção Brasileira está pronta para disputar o Campeonato Mundial de Marcha Atlética, na cidade de Taicang, na China. A delegação deixou o Brasil no domingo (29.04) e chegou ao destino na terça-feira (1.5). Por causa da diferença de 11 horas em relação ao horário oficial de Brasília, a competição começará na noite desta sexta-feira (4.5) e terminará na madrugada de domingo (6.5).

O Brasil será representado na competição da IAAF por cinco atletas, todos os índices exigidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Caio Bonfim, medalha de bronze nos 20km no Mundial de Londres, no ano passado, pediu dispensa da delegação para tratar de uma lesão no pé.

Erica Rocha de Sena é o principal nome brasileiro no Mundial. Ela disputa os 20km, a partir das 5h30 da manhã deste sábado. A pernambucana participou de um Camping de Treinamento de um mês, em Sant Cugat del Vallè, na Espanha.

"O camping foi excelente. Pude fazer treinos mais rápidos dos que a altitude de Cuenca, no Equador, me permite", disse a marchadora, referindo-se à cidade em que vive com o marido e técnico Andrés Chocho.

"Na China, quero competir bem porque estou preparada e só espero que seja um dia bom para brigar lá na frente", completou Erica, que na edição anterior do Mundial de Marcha ganhou a medalha de bronze, em Roma, na Itália, em 2016.

Campeã do Circuito Mundial de Marcha da IAAF em 2017, Erica foi a quarta colocada no Mundial de Atletismo de Londres 2017, sétima nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e sexta no Mundial de Pequim 2015. Nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, a brasileira ganhou prata.

Este ano, a atleta do IVCL Orcampi ganhou o Sul-Americano de Marcha Atlética, disputado em Sucúa, no Equador, e a medalha de prata no Memorial Jerzy Hausleber, etapa da IAAF Race Walking Challenge 2018, no México.

A primeira brasileira a entrar no circuito de dois quilômetros, com largada e chegada em frente ao Museu da Cidade, será a catarinense Nair da Rosa (AABLU). Ela disputa a prova dos 50km, às 21h desta sexta-feira (horário de Brasília).

Nair, orientada por Sergio Galdino - treinador da Seleção na China -, é a recordista brasileira da prova, com 4h38min48, marca obtida na conquista da medalha de bronze no Sul-Americano do Equador, em março passado. Ela ficou em quinto lugar no ano passado no Mundial de Londres.

Na sequência, é a vez do catarinense Matheus Gabriel Correa (AABLU) disputar os 10km Sub-20, às 4h30 de sábado. Aos 18 anos, Matheus é considerado um dos atletas de maior potencial na marcha atlética brasileira. Já Moacir Zimmermann (AABLU) e José Alessandro Bernardo Bagio (FME Timbó) disputam os 20km, a partir das 23h10 de sábado e completam o time dos atletas do Brasil.

Este ano, Moacir foi vice-campeão da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, em Sobradinho (DF), com 1h30min23, enquanto Bagio lidera o Ranking Brasileiro da prova, com 1h23min23. Bagio foi o 13º na Olimpíada de 2008, em Pequim.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo