Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil disputa a primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade

13/05/2015 14h42

Brasil disputa a primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade

Competição tem início na sexta-feira (15.05), em Portugal. Brasil terá 13 atletas na disputa

Divulgação
Divulgação#Atletas da delegação Brasileira em Portugal
Atletas da delegação Brasileira em Portugal
Começa nesta sexta-feira (15.05), a primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Montemor-o-Velho, em Portugal. Disputando medalhas estão equipes de países que são referência no esporte, como Canadá, Áustria, Espanha, Hungria e Polônia, além dos sul-americanos Brasil e Argentina.

Nesta primeira etapa da Copa do Mundo, a equipe brasileira contará apenas com os atletas do caiaque e da canoa feminina. Os atletas da canoa masculina reforçam o time somente para a segunda etapa, que será realizada em Duisburg, na Alemanha, entre 22 e 24 de maio.

“Nosso principal objetivo é aferir o nível de nossos atletas em comparação com as outras equipes internacionais”, declarou Rui Fernandes, técnico da equipe de caiaque masculino. O grupo, que treina em Curitiba, está satisfeito com o trabalho realizado e espera bons resultados. “Os treinos correram bem e nenhum atleta sofreu lesões. Então, pretendemos nos sair bem nesta etapa”, continuou o técnico. Rui, que é português, espera que os conterrâneos torçam pelo Brasil. “Os portugueses sempre apoiaram os brasileiros”, destacou.

 Os atletas Celso Dias de Oliveira Junior e Edson Isaias Freitas da Silva, o Edinho, já conhecem a hospitalidade portuguesa, pois tiveram a oportunidade de treinar em Montemor-o-Velho no ano passado. Para Edinho, qualquer milésimo pode fazer a diferença.

“Nós vamos disputar com os principais candidatos às vagas olímpicas, os mesmos que devem estar no Mundial da Itália concorrendo a vagas para 2016. Vamos lutar para alcançar o menor tempo possível”, avisou Edinho. Hans Heinrich Mallmann, parceiro de Edinho na prova K2 200, também está animado. “É minha estreia em Copas do Mundo e vou dar o meu melhor. Todos os atletas têm tempos muito próximos de prova e faremos o possível para diminuir o nosso” enfatizou.

O atleta Celso Dias de Oliveira Junior segue a mesma linha: “Fomos bem no Sul-Americano e fizemos um bom trabalho de base. As expectativas são as melhores possíveis”. Para Roberto Maehler, atleta do caiaque, a Copa do Mundo apresenta um novo desafio. “Estou dando prioridade para os barcos de equipe. Estamos ansiosos para ver como vamos nos sair em grupo no Mundial”, explicou.

Figueroa Conceição Souza, técnico da canoa feminina sênior, enfatizou que as provas serão bem disputadas. “Nosso treino é forte, mas é melhor não falar em medalhas por enquanto. A Valdenice Conceição, por exemplo, vai competir com uma atleta canadense que é dez vezes campeã. A Espanha também é forte”, ressaltou.

Conheça os atletas que defenderão o Brasil em Portugal:

Atletas

Ana Paula Vergutz
Andrea Santos de Oliveira
Ângela Aparecida Elias da Silva
Ariela Cesar Pinto
Bruna Rodrigues Domingues
Celso Dias de Oliveira Júnior
Ediléia Matos dos Reis
Edson Isaias Freitas da Silva
Gilvan Bitencourt Ribeiro
Hans Heinrich Mallmann
Mayara Cardoso Alves Pereira
Roberto Maehler
Valdenice Conceição do Nascimento

Comissão técnica

Álvaro Acco Koslowski - Chefe de Equipe
Figueroa Conceição Souza – Treinador
Lauro de Souza Junior – Treinador
Rui Fortunato Soares Fernandes – Treinador

 Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem