Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil derrota o Japão e vence a Copa dos Campeões de vôlei

Volei

18/09/2017 10h12

JAPÃO

Brasil derrota o Japão e vence a Copa dos Campeões de vôlei

Seleção Brasileira masculina chegou ao quinto título, ampliando seu recorde como o maior vencedor do torneio

A Seleção Brasileira masculina de vôlei conquistou, neste domingo (17.09), em Osaka, no Japão, o quinto título da Copa dos Campeões do Mundo após uma vitória tranquila sobre o Japão por 3 x 0, com parciais de 25/17, 25/15 e 25/22. Com o resultado, o Brasil estendeu seu reinado como o maior campeão da história do torneio, que começou a ser disputado em 1993. Até aqui, foram sete edições e o Brasil venceu em 1997, 2005, 2009, 2013 e 2017.

Lucão e Mauricio Borges lideraram o Brasil na partida de encerramento, mas Lucarelli e Wallace mantiveram suas atuações consistentes que apresentaram ao longo da competição e ajudaram o time mais uma vez. O resultado marcou o primeiro título internacional global da equipe sob o comando do técnico Renan Dal Zotto, que substituiu o técnico Bernardinho após os Jogos Olímpicos Rio 2016. É o segundo título internacional que ele arrebata neste ano, mas o primeiro foi um troféu “regional”, no Campeonato Sul-Americano.

Foto: FIVB

Nos outros resultados da Copa dos Campeões, a Itália venceu os Estados Unidos por 3 x 1 (25/22, 25/22, 23/25 e 29/27) e ficaram com a medalha de prata. O bronze ficou com a seleção do Irã, que com isso conquistou sua melhor posição no torneio.

O técnico Renan Dal Zotto comemorou o troféu e ressaltou o desempenho de sua equipe na última partida. “Em geral, acho que essa foi uma competição fantástica. O nível técnico foi muito alto e tivemos uma revanche da final olímpica (Brasil x Itália) para poder ganhar esse título e isso me deixa muito feliz”, lembrou. “No jogo contra o Japão, nós sabíamos que tínhamos que vencer, então ficamos um pouco nervosos. Nós estávamos jogando contra a equipe de casa, então foi um jogo difícil. Mas estávamos fazendo o nosso melhor. O terceiro set foi muito competitivo, mas conseguimos prevalecer. Quero felicitar o trabalho da equipe brasileira ao longo desta competição”, prosseguiu.

Para o capitão brasileiro Bruno Rezende, o importante contra o Japão foi manter a concentração. “Mantivemos nosso foco nesta partida. Sabíamos que o Japão é uma equipe de qualidade e temos um alto respeito por eles e é por isso que mantivemos nossa compostura nos dois primeiros sets. No terceiro set, o Japão começou a exercer pressão sobre nós e seu serviço melhorou. Isso nos colocou em uma situação difícil, mas conseguimos lutar contra ela e ganhar”, analisou Bruninho, que ressaltou o ótimo início do time no primeiro ano do ciclo visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“O Japão está em um novo ciclo e eles parecem ter alguns jogadores novos, mais novos e mais altos. Parecem ser mais pesados. Na última vez que os encontramos, eles pareciam um pouco leves e não tão altos. Eles sempre compensaram isso com boa defesa, mas neste nível de competição você precisa de altura. Para nós, adicionamos jogadores mais novos à equipe olímpica e esta nova geração de jogadores começou a se misturar bem e é um bom começo para nossa campanha para Tóquio 2020”, encerrou o levantador.

Os destaques da Copa dos Campeões
Melhor jogador do campeonato –
Lucarelli (Brasil)
Melhor levantador –
Giannelli (Itália)
Melhor oposto – Anderson (Estados Unidos)
Melhores centrais – Piano (Itália) e Lucão (Brasil)
Melhores ponteiros – Lucarelli (Brasil) e Ebadipour (Irã)
Melhor líbero – Ide Satoshi (Japão)

Fonte: Federação Internacional de Voleibol (FIVB)