Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Definidos 14 nomes que vão representar o judô do Brasil no Pan de Toronto

25/05/2015 14h22

Definidos 14 nomes que vão representar o judô do Brasil no Pan de Toronto

Convocados terão a missão de superar o bom desempenho na última edição do evento, em Guadalajara. Na ocasião foram 13 pódios

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta segunda-feira o nome dos atletas que vão representar o país nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Serão 14 judocas lutando pelo Brasil no Canadá. No feminino, Nathália Brigida (48 kg), Érika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Maria Portela (70 kg), Mayra Aguiar (78 kg) e Maria Suelen Altheman (acima de 78 kg) foram chamadas. Entre os homens, Felipe Kitadai (60 kg), Charles Chibana (66 kg), Alex Pombo (73 kg), Victor Penalber (81 kg), Tiago Camilo (90 kg), Luciano Corrêa (100 kg) e Rafael Silva (acima de 100 kg) vão lutar por medalhas.

Fotos: CBJ

Dos 14 convocados pela CBJ, 13 são contemplados pelo programa Bolsa Pódio, do governo federal. Apenas Nathália Brigida não recebe o benefício. Ela foi convocada para competir na categoria da atual campeã olímpica Sarah Menezes, outra que recebe a Bolsa Pódio.

O Brasil tem um histórico vitorioso no Pan. Em 12 edições em que o judô participou, o país conquistou um total de 111 medalhas, sendo 31 de ouro, 32 de prata e 48 de bronze. Os judocas que mais conquistaram medalhas de ouro foram Edinanci Silva e Tiago Camilo, com duas cada. Tiago está na delegação e terá a oportunidade de se isolar como o maior vencedor.

A última edição dos Jogos Pan-Americanos foi a melhor do Brasil na história da competição. O país conquistou um total de 13 medalhas, sendo seis de ouro. Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Luciano Corrêa foram campeões no México. Nos Jogos do Rio 2007, o Brasil faturou o mesmo número total de medalhas, mas com quatro ouros.

Para Toronto, a ambição da delegação brasileira é superar o resultado da última edição. “Nosso desempenho no último Campeonato Pan-Americano mostrou que estamos muito bem preparados. Nosso objetivo é conquistar medalhas em todas as 14 categorias de peso”, projetou Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento da CBJ.

Para chegar lá, os brasileiros terão que superar alguns adversários gabaritados no cenário mundial e medalhistas olímpicos. É o caso dos cubanos Jose Armenteros (100 kg) e Idalis Ortiz (acima de 100 kg); das norte-americanas Marti Malloy (57 kg) e Kayla Harrison (78 kg); do canadense Antoine Valois-Fortier (81 kg); da colombiana Yuri Alvear (70 kg); e da argentina Paula Pareto (48 kg).

Fonte: Confederação Brasileira de Judô