Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conta com três vagas garantidas nos Jogos Paralímpicos de 2020

Atletismo

19/06/2018 10h43

Tóquio 2020

Brasil conta com três vagas garantidas nos Jogos Paralímpicos de 2020

Seleções feminina e masculina de goalball, com doze atletas, e futebol de 5, com dez jogadores, estão classificados para as Paralimpíadas de Tóquio

A Seleção Brasileira de futebol de 5, para cegos, garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 no último domingo (17.06), ao conquistar o pentacampeonato mundial, em Madri, Espanha. As equipes feminina e masculina de goalball também já estão confirmadas nos Jogos, com seis atletas cada. As vagas foram obtidas no Mundial da modalidade, após conquista de medalhas na competição. Faltando cerca de dois anos para os Jogos, o Brasil conta com três vagas garantidas.

Futebolde5rededoesporte.jpg
Seleção de Fut5 conquistou título Mundial na Espanha. Foto: Divulgação/CPB

A Seleção Brasileira de futebol de 5 venceu a Argentina por 2 a 0 na final do Mundial da modalidade em Madri, e além da taça, garantiu vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Apenas o campeão se classificava para os Jogos.

No início do mês de junho, entre os dias 3 e 8, aconteceu o Campeonato Mundial de goalball, em Mälmo, Suécia, e nesta oportunidade as seleções feminina e masculina garantiram-se para Tóquio 2020. Cada Seleção será composta por seis atletas, que ainda serão convocados. A equipe masculina sagrou-se campeã ao vencer a Alemanha por 8 a 3. Assim como o Brasil, a Alemanha e a Bélgica também garantiram suas vagas nos Jogos.

Já as meninas, faturaram a medalha de bronze em cima do Canadá, vencendo a disputa por 7 a 2, e com este resultado elas também se classificaram, junto com a Turquia e a Rússia, as finalistas da competição.

O próximo grande desafio das Seleções de goalball e futebol de 5 será no ano que vem, os Jogos Parapan-Americano de Lima, no Peru. "Neste ano, ainda temos outros campeonatos mundiais de modalidades coletivas, como o do basquete em cadeira de rodas e do vôlei sentado. Ambos valendo vaga em Tóquio. No ano que vem, temos Mundiais de esportes individuais, como o de natação e o de atletismo, assim como o Parapan de Lima, que vão render mais vagas. A expectativa é de que a delegação brasileira vá para o Japão com mais de 400 integrantes, sendo cerca de 200 deles atletas", comentou Alberto Martins da Costa, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Mundial de vôlei sentado será de 15 a 22 de julho, na Holanda. Já o de basquete em cadeira de rodas, de 16 a 25 de agosto, na Alemanha. O Brasil estará presente nas duas competições com as equipes masculinas e femininas. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, 286 atletas representaram o Brasil nas vinte e duas modalidades. No Japão, a vela e o futebol de 7 (para paralisados cerebrais) saíram do programa paralímpico e serão substituídos por taekwondo e badminton, que farão suas estreias em 2020.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

tags: