Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conquista três medalhas no Pan-Americano de Pentatlo Moderno no Peru

Pentatlo moderno

05/12/2018 13h23

Pentatlo Moderno

Brasil conquista três medalhas no Pan-Americano de Pentatlo Moderno no Peru

Torneio foi disputado na capital peruana e serviu de evento-teste da modalidade para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019

O Brasil conquistou três medalhas no Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno, em Lima, no Peru. A delegação nacional garantiu a medalha de ouro no revezamento masculino e dois bronzes: por equipes feminina e no revezamento feminino.

O torneio serviu de evento-teste da modalidade para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019, entre os meses de julho e agosto. As provas aconteceram na Escola Militar Chorrillos. Estiveram presentes 90 pentatletas de 16 países (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Venezuela e Uruguai).

danilofagudes_felipenascimento_panperu_dez18_podiorelaymas2.jpeg
Foto: Divulgação.

A primeira medalha do Brasil veio na quinta-feira (30.11) na participação feminina. Na ocasião, Ieda Guimarães, de 18 anos, Isabela Abreu, 23, e Priscila Oliveira, 30, conquistaram o bronze na disputa por equipes entre as mulheres, após o somatório do desempenho delas no evento individual. Foram 3.754 pontos, com as três no Top 10 da disputa individual.

Priscila foi a oitava, depois de conquistar 1.257 pontos, Ieda a nona com 1.249 e Isabela a décima com 1.248. O evento teve a participação de mais uma brasileira, Stephany Saraiva, 23, que ficou em 22º após somar 952 pontos.

O ouro da disputa por equipes ficou com as mexicanas Tamara Vega, Mayan Oliver e Priscila Espinoza, que somaram 3.897; a prata foi para as guatemaltecas Isabel Brand, Sophia Hernandez e Sofia Cabrera.

No individual, o topo do pódio foi ocupado pela cubana Leidis Laura Moya, que somou 1.375 pontos. México fez dobradinha com a prata ficando com Mayan Oliver, que conquistou 1.343 pontos, e o bronze com Tamara Vega (1.326).

Ouro
No sábado, a delegação brasileira conquistou o ouro no revezamento masculino. Danilo Fagundes, 30, e Felipe Nascimento, de 25 anos, nos levaram ao lugar mais alto do pódio depois de somarem 1.490 pontos, dentre os 12 países presentes no evento.

A prata ficou com os mexicanos Alvaro Sandoval e Manuel Padilla, que alcançaram os 1.482 pontos. O bronze foi para os guatemaltecos Jorge Imeri e Alejandro Santis, com 1.450.

No evento individual masculino, que começou na quarta com a qualificação, onde todos os brasileiros avançaram, e teve a final na sexta, Danilo Fagundes foi o oitavo depois de somar 1.403 pontos. Felipe Nascimento ficou em 13º com 1.389.

A prova ainda teve outros dois brasileiros: Victor Aguiar, 21, que foi o 17º com 1.354 pontos, e William Muinhos, 25, o 30º com 1.056.

O ouro da prova foi conquistado pelo argentino Emanuel Zapata, que acumulou 1.446 pontos. A prata foi para o chileno Esteban Bustos, com 1.434, e o bronze para o guatemalteco Jorge Imeri (1.428).

iedaguimaraes_isabelaabreu_priscilaoliveira_panperu_dez18_podio_equifem3.jpeg
Foto: Divulgação

Segundo bronze
No mesmo dia em que o Brasil foi ouro no revezamento masculino, o país conquistou sua terceira medalha no torneio – o segundo bronze – com Isabela Abreu e Stephany Saraiva no revezamento entre as mulheres. Elas chegaram ao terceiro lugar do pódio com 1.291 pontos.

O ouro do evento ficou com as cubanas Laura Leidis Moya e Eliana Camara, que acumularam 1.359 pontos. A prata foi para as guatemaltecas Sophia Hernandez e Sofia Cabrera, que somaram 1.322 pontos.

O Pan do Peru foi encerrado neste domingo com o revezamento misto. Foram 12 duplas e o Brasil esteve representado por Priscila Oliveira e William Muinhos, que ficaram em quarto com 1.401 pontos. Os campeões foram os cubanos Leidis Laura Moya e Jose Figueroa, que acumularam 1.418 pontos. A prata ficou com os argentinos Iryna Khokhlova e Sergio Villamayor, com 1.405 pontos, e o bronze com os guatemaltecos Priscila Espinoza e Juan Perez (1.401).

Cuba no topo
O Brasil ficou em quarto no quadro-geral de medalhas do Pan do Peru, dentre os seis que subiram pelo menos uma vez no pódio do torneio. Cuba liderou a relação com três ouros e Argentina e México vieram logo depois com dois ouros e uma prata e um ouro, três pratas e um bronze, respectivamente.

Guatemala teve o maior número de medalhas, seis ao todo. O país ficou em quinto lugar porque conquistou duas pratas e quatro bronzes. Chile encerrou o quadro-geral, em sexto, com um bronze.

Depois do Pan do Peru, os brasileiros se preparam para o Campeonato Brasileiro, que será realizado nos próximos dias 14 e 15 no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Dentre os oito brasileiros que nos representaram no Pan do Peru, seis deles (Danilo, Felipe, Ieda, Victor, Stephany e William) foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Todos os oito recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

Alguns deles ainda fazem parte do Desporto Militar do Brasil. Isabela é da Comissão de Desportos do Exército (CDE), Victor e Stephany da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e William e Felipe da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno