Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conquista segunda medalha no Mundial de canoagem velocidade e paracanoagem de Moscou

08/08/2014 14h30

Brasil conquista segunda medalha no Mundial de canoagem velocidade e paracanoagem de Moscou

Na paracanoagem, depois do ouro de Luis Carlos Cardoso da Silva, foi a vez de Fernando Rufino de Paulo faturar a prata na Final A do K1 (TA) 200m

O Brasil conquistou, nesta sexta-feira (08.08), mais uma medalha no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, disputado na raia olímpica de Krylatskoye, em Moscou, na Rússia. Depois da medalha de ouro na paracanoagem de Luis Carlos Cardoso da Silva, na final A da prova V1 200m, conquistada na quarta-feira (06.08), foi a vez de o paracanoísta Fernando Rufino de Paulo, estreante em provas internacionais, subir ao pódio. Ele faturou a prata na Final A do K1 (TA) 200m. Ao todo, a competição em Moscou reúne mais de 870 atletas, de 71 países, em 29 categorias, e entre eles estão muitos campeões mundiais e olímpicos.

A medalha de ouro ficou com o austríaco Markus Mendy Swoboda, que terminou a prova com o tempo de 40s928. Fernando Rufino de Paulo chegou em segundo, com 41s872. O pódio foi completado pelo russo Victor Potanin, que garantiu o bronze com o tempo de 42s906.

CBR
CBR#Fernando Rufino de Paulo, com a medalha de prata no Mundial de Moscou: estreia de peso em competições internacionais
Fernando Rufino de Paulo, com a medalha de prata no Mundial de Moscou: estreia de peso em competições internacionais

“Tive pouco tempo de treinamento, mas sempre estive muito focado, buscando meus objetivos. Tive bons treinadores no CT em São Paulo que me ajudaram muito, foi fundamental. Foram 90 dias respirando canoagem no CT. Eles foram uma família para mim”, lembra Rufino, conhecido como “Cowboy”.

 Ele também ressalta que a garra da época de boiadeiro ajudou no Mundial. “Trouxe essa força do rodeio para a canoagem. Quando abria a porteira tinha que segurar o bicho. Aqui é assim também”, comparou.

Além de Fernando Rufino, outros brasileiros disputaram finais na paracanoagem nesta sexta-feira. Contudo, não conseguiram chegar ao pódio. Foi o caso do tetracampeão mundial Fernando Fernandes, que tentava o quinto título mundial na prova do K1 200m. Fernando, entretanto, não atingiu seu objetivo e terminou a disputa na quinta colocação, com o tempo de 52s795. O vencedor foi o húngaro András Rozbora (49s375), que foi seguido pelo britânico Ian Marsden (49s866) e pelo russo Igor Korobeynikov (50s095).

O paracanoísta brasileiro Patrick de Almeida também encontrou grandes adversários na apertada Final A do K1 Masculino LTA. Ele remou muito, mas não subiu ao pódio e terminou em sexto, com o tempo de 40s956. O ouro ficou com o ucraniano Yuriy Kikhayev (39s208), a prata com o romeno Iulian Serban (39s467) e o bronze com o russo Leonid Krylov (39s962).

A brasileira Debora Benivides competiu nas finais V1 Feminino LTA e V1 Feminino TA. Na primeira final, ela chegou na 6ª colocação, com o tempo de 1min05s607, em prova vencida pela britânica Andrea Green (57s948), seguida pela russa Larisa Volik (1min00s749) e pela canadense Christine Gautier (1min01s908). Já no V1 TA, sua especialidade, Debora conquistou a 5ª colocação, com o tempo de1min07s078. O ouro ficou com a britânica Emma Wiggs (1min00s358), a prata com a canadense Christine Gautier (1min02s565) e o bronze com a ucraniana Nataliia Lagutenko (1min03s666).

CBR
CBR#A raia olímpica de Krylatskoye, em Moscou
A raia olímpica de Krylatskoye, em Moscou

Isaquias em mais uma Final A

Isaquias Queiroz segue imbatível em Moscou. Como aconteceu na quinta-feira (07.08) nos 1.000 metros, nesta sexta-feira ele venceu as duas provas classificatórias (eliminatória e semifinal) do C1 Masculino 500m (categoria não olímpica em que ele é o atual campeão mundial) e garantiu mais uma vez presença em Final A do Mundial. A final acontece no domingo (10.08).

Neste sábado (09.08), Isaquias terá a primeira chance de medalha do Mundial de Canoagem Velocidade na Rússia. Ele disputa a Final A do C1 Masculino 1000m, prova olímpica na qual ele conquistou o bronze no Mundial do ano passado, na Alemanha.

Erlon e Ronilson na Final A do C2 1000m

Erlon Souza e Ronilson Oliveira, representantes do Brasil em Londres 2012, tiveram um grande resultado nesta sexta-feira ao se classificarem para a Final A do C2 Masculino 1000m com o 3º lugar da semifinal 2 da categoria. Os brasileiros disputam a prova no domingo e são mais uma esperança de medalha para o Brasil.

C2 Feminino 500m na decisão

As canoístas Angela Aparecida e Andrea de Oliveira disputaram na manhã desta sexta-feira a eliminatória 2 do C2 Feminino 500m e garantiram presença direta para a finalíssima ao conquistarem a 3ª colocação na prova. Agora, as brasileiras voltam à água no domingo em busca da medalha na categoria.

Final B e Finais C

No K2 Masculino 500m, os canoístas Vagner Souta e Eduardo Fagundes classificaram-se para a Final B da categoria com a 7ª posição da semifinal 1 disputada nesta sexta-feira. A final dos canoístas acontece no domingo.

Ana Paula Vergutz classificou-se para a Final C do K1 Feminino 500m ao chegar na semifinal na 5ª colocação. Ana disputa sua final no domingo. O canoísta Celso Oliveira também classificou-se para a Final C do K1 Masculino 1000m ao chegar na 6ª colocação da semifinal 3 da categoria. Celso disputa a final neste.

 Brasileiros avançam para as semifinais nos 200m

Todos os brasileiros que competiram nas provas eliminatórias nos 200 metros desta sexta-feira no Mundial avançaram para as semifinais, que acontecem amanhã.

Edson Silva chegou em 3º no K1 Masculino 200m, Nivalter Santos em 5º no C1 Masculino 200m, Cinara Camargo foi a 7ª colocação no K1 Feminino 200m, Valdenice Conceição ficou 3º no C1 Feminino 200m e a dupla formada por Erlon Souza e Isaquias Queiroz disputa a semifinal no C2 Masculino 200m depois que chegar em 2º na eliminatória. Todas as semifinais acontecem neste sábado em Moscou.

Confira a delegação completa do Brasil que disputa o Mundial de Moscou

Canoagem Velocidade

>> Ana Paula Vergutz
>> Andrea Santos de Oliveira
>> Angela Aparecida Elias da Silva
>> Celso Dias de Oliveira Junior
>> Cinara de Lima Camargo
>> Edson Isaias Freitas da Silva
>> Eduardo Schu Fagundes
>> Erlon de Souza Silva
>> Isaquias Queiroz dos Santos
>> Nivalter Santos de Jesus
>> Ronilson Matias de Oliveira
>> Vagner Junior Souta
>> Valdenice Conceição do Nascimento

Paracanoagem

>> Luis Carlos Cardoso da Silva – ouro na prova V1 A 200m
>> Patrick Ronald Nunes de Almeida
>> Fernando Rufino de Paulo
>> Fernando Fernandes de Padua
>> Caio Ribeiro de Carvalho
>> Marta Santos Ferreira
>> Andréa Pontes e Silva
>> Debora Raiza Ribeiro Benivides

Fonte: CBCa

Mais informações sobre o Campeonato Mundial Canoagem e Paracanoagem de Moscou podem ser obtidas clicando-se aqui (em inglês)

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras da canoagem velocidade? Então clique aqui

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras da paracanoagem? Então clique aqui