Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conquista o Sul-Americano feminino de basquete de forma invicta pela 26ª vez

Basquete

27/05/2016 15h38

Basquete

Brasil conquista o Sul-Americano feminino de basquete de forma invicta pela 26ª vez

Na final, seleção bate a Venezuela por 94 x 75, com 20 pontos da ala e capitã Iziane. Foi o 16º título invicto consecutivo da equipe na competição

Brasilcampeo.jpg
Brasileiras comemoram o título no pódio na Venezuela. Foto: Fiba.com

Pela 26ª vez na história a seleção feminina de basquete do Brasil conquistou o título invicto do Campeonato Sul-Americano. Em Barquisimeto, na Venezuela, as brasileiras derrotaram a equipe da casa na final, por 94 x 75, e chegaram à 16ª conquista consecutiva sem derrotas na competição. O terceiro lugar ficou com a Colômbia, que derrotou a Argentina por 59 x 55.

A equipe foi liderada pela ala e capitã Iziane, responsável por 20 pontos, dois rebotes e quatro assistências na decisão. Além dela, também se destacaram as pivôs Nádia, com 13 pontos e 12 rebotes, Karina Jacob, autora de 10 pontos e sete rebotes, e Kelly, com 19 pontos e quatro rebotes.

Confira os melhores momentos da final

“Sabíamos que era muito importante começar a partida jogando bem porque o ginásio estava lotado e a Venezuela ia jogar com o apoio da torcida. Mas entramos determinadas e mostrando desde o início nossa superioridade. Não demos chance para as venezuelanas e construímos uma vantagem desde o primeiro quarto. Estou muito feliz por ter ajudado o Brasil a manter a hegemonia continental. Vimos nesse Sul-Americano uma grande evolução de outras seleções e já não é tão fácil ganhar. Mas conseguimos com nosso trabalho superar os adversários”, comemorou Iziane.

“Essa competição foi muito importante para a nossa preparação para os Jogos Olímpicos. O time está de parabéns por mais uma campanha vitoriosa. Desde o primeiro jogo a equipe mostrou concentração e muito foco em busca do único objetivo que era o título. Agora vamos voltar para o Brasil e a partir da próxima semana iniciar os treinos para a Olimpíada”, projetou a pivô Nádia.

Outro que teve muito a comemorar na Venezuela foi o técnico Antonio Carlos Barbosa. Em Barquisimeto, Barbosa chegou a seu nono título invicto no Sul-Americano em dez competições disputadas. O histórico do treinador no torneio é impecável, com 57 vitórias em 58 partidas.

mosaicofinal.jpg
Imagens da final entre Brasil e Venezuela, em Barquisimeto. Fotos: Fiba.com

“Fizemos um primeiro tempo perfeito e abrimos 30 pontos (55 a 25). As jogadoras se empenharam bastante, fomos muito felizes ofensivamente, jogamos um basquete de precisão, aproveitamos os contra-ataques e soubemos variar as jogadas no ataque. Mas é muito difícil você manter o mesmo ritmo e intensidade nos 40 minutos. No segundo tempo permitimos que a Venezuela crescesse no jogo e méritos para elas por essa evolução. Mas já era uma situação consolidada e novamente as 12 jogadoras tiveram a oportunidade de atuar”, comentou Barbosa.

Com o título, o Brasil foi uma das quatro seleções a se classificar para a Copa América de 2017, que vai distribuir três vagas para o Campeonato Mundial da FIBA em 2018.

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete