Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Natação feminina do Brasil conquista sua primeira medalha olímpica

Natação

12/10/2018 00h50

Buenos Aires 2018

Natação feminina do Brasil conquista sua primeira medalha olímpica

Prata no 4 x 100m livre representa a estreia das mulheres do país no pódio da modalidade. Com o resultado, os oito integrantes da seleção já subiram ao pódio nos Jogos da Juventude

As jovens Ana Carolina Vieira, Fernanda Goeij, Maria Luíza Pessanha e Rafaela Raurich conquistaram na noite desta quinta-feira (11.10), no Centro Aquático de Buenos Aires, a primeira medalha olímpica do país na natação feminina. Numa disputa acirrada, elas faturaram prata no revezamento 4 x 100m livre, com 3min47s20. O resultado trouxe ao país a terceira medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018. O país já havia conquistado a prata no 4 x 100m misto e no 4 x 100m masculino. Com isso, os oito nadadores brasileiros que vieram a Buenos Aires já subiram ao pódio.

Quarteto feminino brasileiro celebra a medalha inédita para a natação brasileira. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

"É uma sensação incrível, não sei descrever. Não consigo parar de sorrir. Nós fizemos história", disse Maria Luíza, emocionada. A primeira brasileira a entrar na água foi Rafaela Raurich, que entregou para Ana Carolina Vieira na terceira posição. A segunda brasileira conseguiu uma recuperação importante alcançou a vice-liderança. Maria Luiza e Fernanda Goeij mantiveram o ritmo. A equipe russa ficou com o ouro, com 3min45s26, e as japonesas levaram o bronze, em 3min49s27.

"É uma sensação incrível, não sei descrever. Não consigo parar de sorrir. Nós fizemos história"
Maria Luíza Pessanha

"A gente queria muito essa medalha. Não íamos sair sem ela. Eu nadei forte. Dei o melhor. Mesmo que terminasse morrendo não ia desistir", disse Fernanda Goeij. Também nesta quinta, ela disputou a final dos 50m costas e ficou em quinto, com 28s91, na prova que teve no pódio Kaylee McKeown, da Austrália (28s28), Daria Vaskina, da Rússia (28s38) e Lila Touili, da França (28s78).

"A gente sabia que a medalha era bem possível. O que não sabíamos é que seria a prata. A Rússia estava com o um time muito forte. Nós sabíamos que era difícil ganhar delas, mas a gente acreditava bastante que podíamos subir no pódio e conseguimos essa medalha inédita para natação brasileira feminina", comemorou Rafaela Raurich.

Ana Carolina Vieira, Fernanda Goeij, Maria Luiza Pessanha e Rafaela Raurich no pódio. Os oito nadadores do Brasil em Buenos Aires já estiveram lá. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

Na avaliação dela, a conquista é fundamental para estimular o esporte feminino no país. "É incentivo. É uma motivação grande. Vamos treinar ainda mais para que nos próximos anos a gente consiga representar ainda mais o Brasil em competições internacionais", avaliou.

"A natação feminina está crescendo bastante nos últimos tempos. Tóquio [Jogos Olímpicos] talvez não seja uma realidade, mas queremos que seja. Vamos treinar bastante até lá", completou Ana Carolina Vieira, a mais jovem da equipe, com 16 anos. "A gente começou bem a corrida até lá. Começamos com o pé na frente. Acredito que nossa geração é forte e a temos muito a evoluir", finalizou Fernanda Goeij.

André Calvelo fez o segundo melhor tempo na eliminatória dos 100m livre. Atleta já tem duas pratas em Buenos Aires. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

Outras provas

Ainda na noite desta quinta, o Brasil disputou a semifinal do 100m livre masculino com os atletas André Calvelo, que avançou para final com o segundo melhor tempo (49s87) e Lucas Peixoto, que também garantiu vaga na decisão com a oitava posição (50s53). Maria Luiza brigou por vaga na final do 100m borboleta, mas ficou fora da disputa por medalha, com o 12º tempo (29s11). Já Vítor Pinheiro avançou para a disputa de pódio dos 50m peito, com o sétimo melhor tempo (28s53).

Cynthia Ribeiro, de Buenos Aires, na Argentina - rededoesporte.gov.br