Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil confirma favoritismo e conquista o título da Copa América no Maracanã

Futebol

07/07/2019 22h22

Copa América 2019

Brasil confirma favoritismo e conquista o título da Copa América no Maracanã

Seleção derrotou a equipe peruana por 3 x 1 e chegou à nona vitória no torneio, a quinta em cinco edições realizadas no Brasil

Treze gols marcados em seis partidas. Apenas um sofrido, de pênalti, e no último duelo. Melhor goleiro, com Alisson. Melhor jogador, com o lateral-direito Daniel Alves. Artilheiro da competição, com Everton, três gols. E a Seleção de maior fair play. E foi assim, com direito a protagonismo em todos os prêmios periféricos, que a Seleção Brasileira de Futebol confirmou a condição de favorita e conquistou o título da Copa América 2019.

Seleção Brasileira posa com a taça conquistada no Maracanã. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Jogando no Maracanã diante de 69.906 torcedores, o Brasil venceu o Peru na final por 3 x 1, com gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlisson. Guerrero anotou pelos peruanos. A conquista significa o nono troféu continental da história da Seleção e o quinto em cinco edições realizadas no Brasil. As outras foram em 1919, 1922, 1949 e 1989.

"Eu me tornei o técnico da Seleção hoje, dirigindo o time no Maracanã. Pelo simbolismo do templo, pela conotação que tem. Fico sem adjetivo para traduzir a felicidade. A gente fica tão envolvido o tempo todo que acho que só amanhã consigo começar a assistir. Para os outros é entretenimento, para nós é trabalho"
Tite, técnico da Seleção Brasileira

Com o resultado o Brasil, soma seis títulos nas últimas 13 edições da Copa América e segue como o terceiro maior vencedor. O Uruguai lidera, com 15 conquistas, seguido da Argentina, que acumula 14.

Com a bola rolando, nas palavras do técnico Tite, a equipe brasileira dominou a partida em dois terços do tempo de jogo. Saiu de campo com 54% de posse de bola, 12 finalizações, com três chutes de fato ao gol, o que significou 100% de aproveitamento nas chances reais. A equipe peruana teve sete finalizações e dois chutes a gol ao longo do confronto decisivo.

Na opinião do treinador, que levou o Brasil ao primeiro lugar nas eliminatórias para a Copa da Rússia e chegou com a seleção às quartas de final no Mundial de 2018, as 42 partidas anteriores à foram uma "preliminar de luxo" para "estrear" de fato nesta final.

"Eu me tornei hoje o técnico da Seleção, dirigindo o time no Maracanã. Pelo simbolismo do templo, pela conotação que o estádio tem. Fico sem adjetivos para traduzir a felicidade. A gente fica tão envolvido o tempo todo que acho que só amanhã conseguirei entender direito, ao começar a assistir ao jogo. Para os outros é entretenimento, para nós é trabalho", comentou Tite, na entrevista coletiva pós-jogo.

Segundo o treinador, a partida teve ingredientes de tensão, em especial com o pênalti anotado quando o Brasil já vencia por 1 x 0 e comandava o jogo, numa bola que tocou na mão de Thiago Silva. E, principalmente, quando Gabriel Jesus foi expulso por levar o segundo cartão amarelo aos 24 minutos do segundo tempo.

O técnico Tite foi festejado pelos atletas no gramado do Maracanã. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

"É um quebra-cabeças. Eles tinham altos níveis de velocidade e força. Um dos melhores da competição. Eu tinha de substituir para recompor o meio, mas poderia ficar sem força ofensiva se tomasse um empate. Tive de estrear um jogador, o Militão, numa final. Mas o importante é que todos os que foram testados corresponderam", comentou o treinador.

"É um sentimento incrível. Desde o começo da competição falei que o nosso sonho era essa, então imagina conseguir realizar. Todo trabalho valeu a pena. A gente faria o dobro se fosse necessário"
Arthur, volante da Seleção Brasileira

No lance em que foi expulso, Gabriel Jesus saiu de campo revoltado, sinalizando com as mãos um hipotético "roubo" da arbitragem, bateu na estrutura do VAR e ficou inconformado na escadaria de acesso aos vestiários. "Quero pedir desculpas a quem estava em volta. Não pensei em ferir ninguém, não feri ninguém, mas coloquei em risco. Espero que entendam, extrapolei um pouco, mas o VAR não caiu", disse Jesus, mais calmo ao fim da partida.

O camisa 9 também avaliou suas atuações no retorno à seleção, principalmente na reta final da Copa América, em que foi decisivo, com um gol e uma assistência na semifinal e a mesma receita na decisão. "Aprendi depois da Copa do Mundo, vim melhor mentalmente, trabalhei bastante no meu clube, consegui focar novamente no futebol. Estou feliz em fazer parte desse grupo, que merece muito. Conquistamos com suor, agora é curtir bastante", disse, numa referência ao fato de não ter marcado gols na Copa da Rússia.

Outro atleta elogiado na equipe, o volante Arthur tentou definir o significado de conquistar o título continental pela seleção no Maracanã. "É um sentimento incrível. Desde o começo da competição falei que o nosso sonho era esse, então imagina conseguir realizar. Todo o trabalho valeu a pena. A gente faria o dobro se fosse necessário", resumiu.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, assistiram à partida no Maracanã. O presidente participou também da entrega de medalhas aos atletas da seleção e posou com a equipe e a taça de campeões no gramado do Maracanã.

FICHA TÉCNICA

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 58.504 pagantes (não-pagante: 11.402)
Renda: R$ 38.760.850,00
Gols: Éverton, aos 14, Guerrero, aos 43, e Gabriel Jesus, aos 47 minutos do primeiro tempo. Richarlison, aos 44 minutos do segundo tempo.

BRASIL 3
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho (Éder Militão); Gabriel Jesus, Éverton (Allan) e Roberto Firmino (Richarlison)
Técnico: Tite

PERU 1
Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia (Gonzáles) e Yotún (Ruidíaz); Carrillo (Polo), Cueva e Flores; Guerrero.
Técnico: Ricardo Gareca

CAMPANHA CAMPEÃ

FASE DE GRUPOS
Brasil 3 x 0 Bolívia
Brasil 0 x 0 Venezuela
Brasil 5 x 0 Peru

QUARTAS DE FINAL
Brasil 0(4) x 0 (3) Paraguai

SEMIFINAL
Brasil 2 x 0 Argentina

FINAL
Brasil 3 x 1 Peru

Gustavo Cunha - rededoesporte.gov.br