Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil começa o Pan-Americano de Judô com seis medalhas e dois campeões

Judô

26/04/2019 01h00

Judô

Brasil começa o Pan-Americano de Judô com seis medalhas e dois campeões

Larissa Pimenta e Daniel Cargnin foram campeões nesta quinta-feira, em Lima, no Peru. Já Nathália Brígida, Rafaela Silva e Eric Takabatake ficaram com a prata. Sarah Menezes levou o bronze no evento-teste para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

O judô brasileiro conquistou, nesta quinta-feira (25.04), seis medalhas em sua estreia no Campeonato Pan-Americano da modalidade, evento-teste para os Jogos de Lima 2019. Na capital peruana, Larissa Pimenta (52kg) e Daniel Cargnin (66kg) foram campeões. Já Nathália Brígida (48kg), Rafaela Silva (57kg) e Eric Takabatake (60kg) ficaram com a prata. Sarah Menezes (52kg) fechou as conquistas com o bronze, fazendo dobradinha no pódio do meio-leve com Larissa.

#PraCegoVer: A judoca brasileira Larissa Pimenta celebra a conquista da medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô, em Lima, ao lado das outras três medalhistas da categoria 52 quilos
Na categoria 52kg, Larissa Pimenta superou, nas quartas-de-final, a campeã olímpica em Londres 2012 Sarah Menezes e avançou à final, onde conquistou a medalha de ouro. Foto: Rafael Burza/CBJ
"Estou feliz com a medalha. É a minha quarta medalha em Campeonato Pan-Americano. A primeira foi no cadete (sub-18) e depois vieram duas no Júnior (sub-21). Essa é a primeira no Sênior. É uma competição muito importante para mim e eu precisava desse resultado"
Larissa Pimenta, judoca

As duas chegaram a se enfrentar nas quartas-de-final e Pimenta levou a melhor, avançando às semifinais com um waza-ari sobre a compatriota. Sarah, contudo, recuperou-se na repescagem derrotando Ecaterina Guica, do Canadá, por ippon. Com isso, ela se garantiu no pódio após vitória por waza-ari sobre a mexicana Luz Olvera.

Larissa, por outro lado, derrotou a panamenha Kristine Jimenez na semifinal e não deu chances à Angelica Delgado na decisão. Projetou a americana no fim da luta, mas o tempo já havia se esgotado. No golden score, Larissa manteve a agressividade e encaixou o golpe perfeito para conquistar seu primeiro título pan-americano na classe sênior.

"Estou feliz com a medalha. É a minha quarta medalha em Campeonato Pan-Americano. A primeira foi no cadete (sub-18) e depois vieram duas no Júnior (sub-21). Essa é a primeira no Sênior. É uma competição muito importante para mim e eu precisava desse resultado", afirmou Larissa.

O ouro de Daniel Cargnin também foi inédito para o meio-leve gaúcho. Depois de bater na trave com dois vice-campeonatos seguidos, o brasileiro buscou em Lima o topo do pódio que até então havia lhe escapado e calou o ginásio de La Videna na capital peruana com uma vitória sobre o anfitrião Juan Postigos.

"Acho que a palavra é resiliência. Muita coisa aconteceu nesse tempo. As duas finais passadas eu estava ganhando de waza-ari e a estratégia para esse ano era pensar uma luta de cada vez. Assim como eu ganhei no detalhe eu poderia não me dar tão bem. Amadureci muito nesse tempo e ainda tenho mais a amadurecer. O trabalho que vem sendo feito pela CBJ e pelo clube tem me ajudado bastante a crescer como atleta e a me desenvolver como pessoa também", avaliou Cargnin, após a premiação.

#PraCegoVer: O judoca brasileiro Daniel Cargnin sorri ao mostrar a medalha de ouro conquistada no Campeonato Pan-Americano de Judô de Lima
Depois de perder duas finais em Campeonatos Pan-Americanos, o gaúcho Daniel Cargnin finalmente conquistou a medalha de ouro no torneio. Foto: Rafael Burza/CBJ
"Acho que a palavra é resiliência. Muita coisa aconteceu nesse tempo. As duas finais passadas eu estava ganhando de waza-ari e a estratégia para esse ano era pensar uma luta de cada vez. Amadureci muito nesse tempo e ainda tenho mais a amadurecer"
Daniel Cargnin, judoca

Brasil em 100% das finais

Além dos meio-leves, o Brasil teve finalistas também nas outras três categorias em disputa nesta quinta. No ligeiro feminino (48kg), Nathália Brígida encarou a campeã olímpica Paula Pareto, da Argentina, que venceu por estrangulamento. Foi o quinto título da argentina em Pan-Americanos. Para Nathália, a prata foi seu melhor resultado. Ela já tinha dois bronzes na competição.

No ligeiro masculino, Eric Takabatake também chegou à decisão pelo ouro, mas foi superado pelo equatoriano Lenin Preciado, que defendeu seu título de 2018 e levou para casa os 700 pontos no ranking mundial.

Fechando o dia, a campeã olímpica no Rio 2016 Rafaela Silva (57kg) encarou na final uma de suas maiores adversárias na atualidade, a canadense Christa Deguchi, atual número dois do mundo. No tempo normal, a luta foi equilibrada, com ambas buscando as pontuações. A igualdade no placar levou o combate para o golden score, onde Deguchi encaixou um estrangulamento para conquistar o primeiro ouro do Canadá neste Pan.

Na sexta-feira (26.04), será a vez de Alexia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Lincoln Neves (73kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg) lutarem. As preliminares começarão às 11h30 e as finais serão a partir das 17h, no horário de Brasília.

Classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Lima, o Pan de Judô contará com a força máxima do Brasil em ação no tatame do Coliseo de La Videna. Dos 18 atletas convocados pela CBJ, 16 serão cabeças de chave e 15 já foram medalhistas em Campeonatos Pan-Americanos. Da atual equipe, os maiores campeões são Mayra Aguiar, com cinco títulos pan-americanos, Rafael “Baby” Silva e Sarah Menezes, cada um com quatro ouros.

Além de contar pontos para o Ranking Mundial, o Campeonato Pan-Americano deste ano distribuirá pontos também para o Ranking Pan-Americano. Os campeões somam 700 pontos no Ranking mundial e 500 pontos no Ranking continental.

Haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá, nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no ranking pan-americano. Os nove melhores ranqueados de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô