Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil chega à Mongólia e realiza primeiro treino antes do GP de Ulaanbaatar

02/07/2014 15h42

Brasil chega à Mongólia e realiza primeiro treino antes do GP de Ulaanbaatar

Na penúltima competição válida pelo ranking mundial, judocas brasileiros buscam somar pontos para conquistar vaga no Mundial da Rússia

Foto: Divulgação/ FIJ

Na reta final para o Campeonato Mundial de judô, que será disputado entre os dias 25 e 31 de agosto, na Rússia, alguns atletas ainda buscam colocações no ranking mundial e, quem sabe, garantir a vaga para representar o Brasil. Nos próximos dias, de quatro a seis de julho, Eric Takabatake (60kg), Bruno Mendonça (73kg), Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Nádia Merli (70kg) e Claudirene Cezar (+78kg) entrarão nos tatames pelo título do Grand Prix de Ulaanbaatar. Os judocas brasileiros chegaram nesta segunda-feira (1º) na Rússia.

A Mongólia tem crescido no alto rendimento, a líder do ranking mundial na categoria ligeiro (48kg), por exemplo, é a mongol Urantsetseg Munkhbat, que ultrapassou a campeã olímpica Sarah Menezes. Apesar disso, nas categorias que o Brasil terá representantes neste fim de semana, o país não é considerado tão tradicional.

No meio médio (63kg), de Mariana Silva, a mongol Mungunchimeg Baldorj é a mais bem colocada, ocupando a 16° posição. No médio (70kg), de Maria Portela e Nádia Merli, Naranjargal Tsend ayush está na 25°. Já no (+78kg), de Claudirene Cezar, Javzmaa Odkhuu é a 19°.

No masculino, os mongóis Boldbaatar Ganbat e Amartuvshin Dashdavaa são 4° e 5° colocados, respectivamente, na categoria ligeiro (60kg), de Eric Takabatake. Na categoria leve (73kg), de Bruno Mendonça, os dois mais bem colocados são Nyam-ochir Sainjargal e Tsagaanbaatar Khashbaatar, que estão em 8° e 10°. No meio pesado (100kg), de Rafael Buzacarini, Tuvshinbayar Naidan está na 16° posição. E para finalizar, no peso de David Moura, pesado (+100kg), o representante da Mongólia mais bem colocado é Duurenbayar Ulziibayar, que detém a 31° colocação.

Apesar de não ser uma categoria de muita tradição na Mongólia, David Moura (+100kg) treinou pesado visando à competição asiática. O atual número sete do mundo convocou uma equipe especial para ajudá-lo em sua preparação em Cuiabá. Entre os nomes estava o paraibano Isaque Conserva, atual campeão brasileiro sênior, que treina em São Paulo.

“Minha preparação só foi possível por conta dessa galera. Muito obrigado aos meus amigos e irmãos! E um obrigado especial ao amigo Isaque Conserva que veio de São Paulo só para me ajudar”, disse David, em sua página oficial no Facebook.

Maria Portela (70kg), que até o momento ocupa a 26° colocação no ranking mundial, está confiante para o campeonato que pode ajudá-la a somar valiosos pontos à classificação, antes do Mundial. “Minha expectativa é conseguir representar o Brasil da melhor maneira possível e desenvolver tudo que eu tenho treinado”, contou a atleta.

Na sexta-feira, competem os atletas das categorias ligeiro, meio leve e leve no feminino e ligeiro e meio leve no masculino. No sábado, é a vez das mulheres do meio médio e do médio e dos homens do leve e do meio médio. A competição termina no domingo (6.07) com as judocas do meio pesado e pesado e com os atletas do médio, meio pesado e pesado. Os combates no Buyant Ukhaa Sport Complex começam às 10 horas e o bloco final às 17 horas, ambos no horário local. Esta será a penúltima competição válida para o ranking da FIJ antes do Mundial de Chelyabinsk em agosto.

Fonte: CBJ