Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil busca medalha inédita no wrestling com Heloisa Martinez e Igor Queiroz

Lutas

11/10/2018 22h44

Buenos Aires 2018

Brasil busca medalha inédita no wrestling com Heloisa Martinez e Igor Queiroz

Atletas conseguiram a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude durante o Pan-Americano Cadete, realizado na Guatemala, em maio

Caso Igor Queiroz ou Heloisa Martinez subam em qualquer degrau do pódio dos Jogos Olímpicos da Juventude, nesta sexta-feira (12.10) ou sábado (13.10), respectivamente, o feito dos jovens atletas já será considerado histórico para o wrestling brasileiro. Isso porque o país ainda não conquistou nenhuma medalha na modalidade no megaevento. A expectativa é que o cenário seja alterado no Pavilhão Ásia, do Parque Olímpico da Juventude, em Buenos Aires.

"Nosso objetivo é a medalha. Sabemos que é difícil, até a classificação para os Jogos já foi bem complicada, mas eles conseguiram. Então, agora a expectativa é de medalha. A preparação deles foi bem feita, com viagens internacionais e treinos no Brasil também", afirma o técnico Felipe Macedo.

Para carimbar a vaga na competição em Buenos Aires, Igor e Heloisa enfrentaram fortes adversários no Pan-Americano Cadete, em maio, na Guatemala. No caso de Igor, atleta da categoria -92kg do estilo greco-romano, apenas o ouro da competição continental serviria para a classificação olímpica.

Wrestling.jpg
Igor foi campeão pan-americano cadete para assegurar a vaga olímpica. Foto: COB/Divulgação

"Desde quando iniciei no esporte, em 2014, eu já estava com a cabeça voltada para esse Pan e para essa classificação. Foi uma emoção e tanto, gratificante", lembra o brasileiro, de 16 anos, que tem no currículo uma medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude e uma de bronze na Gymnasíade, os Jogos Mundiais Escolares, maior competição escolar do planeta.

Embalado pela vitória em cima de todos os rivais da categoria, Igor agora sonha mais alto. "Sem dúvida, espero uma medalha. Estou me preparando há tanto tempo, não tem motivo para não vir. Converso muito com meus pais e meu técnico e digo que agora é hora de ir lá e buscar. A medalha a gente constrói no suor do treinamento", acredita o atleta, nascido em Cuiabá (MT).

Para ele, controlar a ansiedade e receber o apoio familiar são dois importantes componentes para competir bem em Buenos Aires. "Sempre vem um nervosismo, mas a gente consegue tratar bem. Meus pais estarão lá, é uma motivação a mais para entrar bem na luta", afirma Igor, desejando que um pódio nos Jogos da Juventude o credencie a conquistas ainda maiores nos próximos anos.

"Todo atleta sonha em participar de uma Olimpíada. Não dá nem para explicar o tamanho da minha felicidade. Conquistar uma medalha será algo único para mim. Espero que me dê ainda mais motivação para chegar a Tóquio 2020 e Paris 2024 e representar muito bem o nosso país", planeja o lutador.

Formato da disputa

Igor conta com apenas outros cinco atletas inscritos em seu peso. Assim, serão formadas duas chaves com três atletas em cada, sendo que o campeão de cada chave disputará a final. Já os dois vices se enfrentarão na disputa pelo bronze, enquanto os últimos colocados lutam pelas quinta e sexta posições. "A chave é pequena, mas forte, porque todos os atletas são os campeões juvenis dos seus continentes", ressalta Igor.

Na chave do brasileiro estão o russo Mukhamad Evloev e o iraniano Mohammad Nosrati. Do outro lado, estão Ariston Bartlley, das Ilhas Samoa, Shady Wehib, do Egito, e Osman Ayaydin, da Turquia. Igor fará as duas primeiras lutas durante a manhã desta sexta-feira (12.10), a partir das 10h. Os confrontos finais têm início às 17h.

Já as disputas do estilo livre feminino terão mais participantes e as chaves serão definidas nesta sexta. A brasileira Heloisa Martinez, de 17 anos, conhecida como a Barbie do wrestling, terminou em segundo no Pan da Guatemala, quando as duas finalistas de cada categoria asseguravam vaga para Buenos Aires. Nos Jogos da Juventude, a atleta da categoria -43kg vai enfrentar quatro adversárias na chave e precisa ficar entre as duas primeiras para avançar para a disputa por medalhas. 

A brasileira de São José dos Campos (SP) estreia na Argentina na manhã de sábado (13), a partir das 10h. "No feminino há muitos países com tradição, mas sempre existe a expectativa de medalha", afirma Macedo. Heloisa é bicampeã dos Jogos Escolares e bicampeã brasileira Cadete.

Programação

12/10
Igor Queiroz (-92kg): 10h às 11h15 / 17h às 19h05

13/10
Heloisa Martinez (-43kg): 10h às 14h10 / 17h às 19h55

Ana Cláudia Felizola, de Buenos Aires, na Argentina – Rededoesporte.gov.br