Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil atropela Paraguai e enfrenta a Argentina na semi do Sul-Americano de basquete

Atletismo

25/05/2016 11h31

Basquete

Brasil atropela Paraguai e enfrenta a Argentina na semi do Sul-Americano de basquete

Seleção feminina venceu as paraguaias por 128 x 35 e terminou a primeira fase na liderança do Grupo A

O Brasil vai encarar a Argentina na semifinal do Campeonato Sul-Americano feminino de basquete. Nesta terça-feira (24.05), a seleção cumpriu tabela e atropelou o Paraguai por 128 x 35, terminando a primeira fase na liderança do Grupo A. Do outro lado, as argentinas foram as segundas colocadas da chave, o que proporcionará o clássico continental nesta quarta-feira (25.05), às 17h45. A outra semifinal terá Venezuela (primeira do Grupo B) e Colômbia (segundo do A).

NadiaxColombiaFibaAmericas.jpg
A pivô Nádia fez 17 pontos e pegou nove rebotes na vitória contra as paraguaias. Foto: FIBA

O histórico entre brasileiras e argentinas é amplamente favorável ao Brasil. Em 38 jogos, são 36 vitórias e apenas duas derrotas. Em 2014, na decisão do Sul-Americano do Equador, vitória verde e amarela por 59 x 47.

“Contra a Argentina precisamos entrar focadas e concentradas os 40 minutos para conquistar a vitória e a vaga na final. Vamos encarar um rival forte que mesmo tendo perdido para a Venezuela merece todo cuidado. Por isso, temos que fazer uma defesa forte e impor nosso ritmo de jogo desde o início”, receitou a ala Patrícia Ribeiro.

Contra o Paraguai, a própria Patrícia foi o destaque da equipe, sendo a cestinha com 19 pontos. Além dela, outras seis jogadoras chegaram aos dígitos duplos na pontuação: Palmira (17), Iziane (15), Tati (11), Nádia (17), Gilmara (15) e Kelly (17), que ainda pegou 11 rebotes.

IzianexParaguai.jpg
Capitã da equipe, Iziane contribuiu com 15 pontos em apenas 15 minutos em quadra. Foto: FIBA

“Sempre que você ganha por um placar elevado e uma boa diferença de pontos tem dois aspectos: capitalizar para a fragilidade do adversário ou virtudes da sua equipe. Mas fizemos uma boa partida, com um bom aproveitamento de arremessos e sem precisar fazer marcação pressão. Nós marcamos bem, fluímos bem os contra-ataques, tivemos um bom aproveitamento de três pontos. Claro que existe uma diferença técnica muito grande, de estatura e força física. Mas às vezes tem uma diferença dessa e não se consegue traduzir em pontos. E nós conseguimos”, comentou Antonio Carlos Barbosa, técnico da seleção.

A vitória com sobras sobre as paraguaias, no entanto, ficou para trás. Para o treinador, a partida contra as argentinas será bem diferente. “Agora começa uma outra competição. A Argentina vem numa situação desconfortável após a derrota inédita para a Venezuela. Eu já tinha alertado sobre o crescimento da Venezuela que vinha de excursão na Ásia e na Espanha. Então vamos ter mais um jogo difícil e cercado de rivalidade, já que a Argentina vem com o moral alto pelas duas vitórias contra nós no ano passado”, lembrou Barbosa.

Com a vaga na semifinal, o Brasil já está classificado para a Copa América de 2017, que vai assegurar três países no Campeonato Mundial da FIBA de 2018.

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete