Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil alcança melhor resultado da história em Mundiais Sub 18

Judô

14/08/2017 17h00

Judô

Brasil alcança melhor resultado da história em Mundiais Sub 18

País volta de Santiago, no Chile, com um ouro, três pratas e dois bronzes

O Brasil conquistou no último domingo (13.8) sua sexta medalha no Campeonato Mundial Juvenil, em Santiago (Chile), e alcançou o melhor resultado da história do país em Mundiais Sub 18. Depois de cinco medalhas no individual, a seleção brasileira ficou com a prata no inédito Mundial por Equipes Mistas, em final equilibrada contra a Rússia, e voltará do Chile com um ouro, três pratas e dois bronzes.

JudequipeMundialsub183x2.jpg
Foto: CBJ/Divulgação

O caminho da equipe brasileira começou com vitória por seis a dois sobre a França na primeira rodada. Nos combates seguintes, a seleção nacional venceu todas as lutas, passando por Austrália, Canadá e Uzbequistão pelo placar de oito a zero em cada confronto.

A Rússia, por outro lado, venceu a Argentina por oito a zero na estreia; passou pelo Cazaquistão por sete a um; depois pela Mongólia, por seis a dois, e, por fim, superou a Geórgia, também por seis a dois.

Na final, Laura Ferreira (44kg) marcou o primeiro ponto do Brasil com vitória sobre Liliia Nugaeva nas punições (2-0). Em seguida, a Rússia conseguiu empatar com Arman Gambarian vencendo Aristides Júnior (55kg), por ippon.

A virada veio com Natalia Elkina, que finalizou Nicole Franzoi com uma chave de braço. Os russos ainda ampliaram a vantagem com o ippon de Karen Galstian sobre Pedro Medeiros (73kg).

O Brasil reagiu, com vitórias de Gabriella Moraes (63kg) sobre Daria Gasileva e de Marcelo Gomes sobre Mansur Lorsanov, empatando o confronto em três a três.

Na penúltima luta, porém, Luiza Cruz (+70kg) vencia Daria Vladimirova por um waza-ari, mas foi imobilizada até o ippon, o que já garantia o ouro para a Rússia por ter conseguido mais vitórias por ippon.

No último combate, o pesado David Babayan venceu Leonardo Sant'Ana e deu números finais ao duelo. Rússia cinco, Brasil três.

No Juvenil, cada equipe é formada por oito atletas, sendo quatro homens e quatro mulheres. No Mundial Sênior e nos Jogos Olímpicos, as equipes serão formadas por apenas seis judocas nos pesos 57kg, 70kg, +70kg, 73kg, 90kg e +90kg.

Medalhistas brasileiros - Campeonato Mundial Juvenil 2017

Aldi Oliveira (50kg) - OURO
Gabriella Moraes (63kg) - PRATA
Millena Silva (70kg) - PRATA
Amanda Arraes (44kg) - BRONZE
Luiza Cruz (+70kg) - BRONZE
Equipe - PRATA

Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)