Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bragança Paulista (SP) recebe Brasileiro de Atletismo Sub-20 neste fim de semana

Atletismo

19/06/2018 11h59

Atletismo

Bragança Paulista (SP) recebe Brasileiro de Atletismo Sub-20 neste fim de semana

Dois clubes paulistas lutam pelo título na principal competição da categoria

A Orcampi Unimed, de Campinas, e o IEMA CAIXA, de São Bernardo do Campo, ambas de São Paulo, são consideradas duas das equipes favoritas na disputa do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, que será realizado entre sexta-feira (22) e domingo (24), no estádio do Centro Nacional do Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista, interior paulista.

Atletismosub20Rededoesporte.jpg
Valquiria Meurer vai encarar a principal competição da categoria.(Foto: Fernanda Davoglio/CBAt)

Com 31 atletas inscritos, a Orcampi Unimed terá 19 representantes no masculino e 12 no feminino. Um dos destaques é Bruno Benedito da Silva, que já está qualificado para a prova dos 400 m (46.46) do Campeonato Mundial Sub-20, que será realizado em julho, em Tampere, na Finlândia.

"Estamos com uma equipe forte no feminino, que certamente vai brigar pelo título. No masculino, a situação está mais difícil. O importante é todos buscarem melhorar suas marcas", disse o treinador Evandro Lazari.

O IEMA CAIXA de São Bernardo inscreveu 30 representantes na competição, sendo 20 entre os homens e 10 entre as mulheres. O destaque é Valquíria Aparecida Meurer, qualificada para o Mundial Sub-20 no lançamento do disco, com 49,70 m, marca alcançada na vitória no Campeonato Paulista de Atletismo, no início de junho, em São Bernardo do Campo. Ela já havia obtido o índice ao conquistar o ouro no Brasileiro Sub-23 de Porto Alegre (RS), no final de abril, com 49,42 m.

Já o Centro Olímpico, tradicional clube paulistano nas categorias de base, participa em Bragança Paulista com 16 atletas (oito no masculino e oito no feminino), desfalcado de seu principal representante: Gabriel Menezes Oliveira, que estava qualificado para o Mundial no salto em distância, rompeu os ligamentos do joelho direito e está fora da temporada. "Foi uma pena", lamentou o técnico Victor Fernandes. Ele aposta em bons desempenhos individuais. "O Caio Giovani (400 m e 400 m com barreiras) e a Mariana Estevão (100 m e 200 m) estão muito bem e se encaixarem boas provas podem garantir vaga na Seleção Brasileira", comentou.

No Programa-Horário do Campeonato, a organização levou em conta o jogo Brasil x Costa Rica pela Copa do Mundo de Futebol, na Rússia, marcado para as 09 horas de sexta-feira (horário de Brasília). Por isso, a competição, neste dia, será aberta às 13 horas, dando oportunidade a todos de assistirem ao segundo jogo do Brasil na Copa.

Depois da Cerimônia de Abertura, as competições começam às 13h10, com as semifinais por tempo dos 400 m com barreiras feminino. A última prova prevista é a do revezamento 4x100 m masculino, às 18 horas, do dia 24.

O Congresso Técnico do evento será realizado às 15 horas desta quinta-feira (21), no Auditório do NAPA (Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno), localizado na Rua São Bento, 643/691, na Vila Aparecida.

O Campeonato Brasileiro Sub-20, que reunirá nada menos do que 872 atletas, inscritos por 128 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal, faz parte do Programa de Competições Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro. A organização é da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da FPA, com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo