Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bolsa Atleta apoia 86% da delegação brasileira classificada para os Jogos Olímpicos

Geral

15/06/2016 15h01

Rio 2016

Bolsa Atleta apoia 86% da delegação brasileira classificada para os Jogos Olímpicos

Até o momento, 154 dos 178 atletas já garantidos nas Olimpíadas do Rio recebem o benefício do governo federal. Do total, 72 são contemplados com a Bolsa Pódio

Dos atletas brasileiros que já garantiram presença nos Jogos Olímpicos Rio 2016, 86% recebem o apoio financeiro do Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. São 154 esportistas que fazem parte do programa de patrocínio do governo federal, entre os 178 nomes confirmados no evento. O balanço parcial já conta a definição da equipe de ciclismo e canoagem slalom.

Entre os atletas com vaga para as Olimpíadas, 72 atletas são apoiados pela Bolsa Pódio. Eles recebem valores entre R$ 5 mil e R$ 15 mil. A ação faz parte do Plano Brasil Medalhas, meio pelo qual o Ministério do Esporte apoia 236 atletas no total.

A dupla Larissa e Talita faz parte do grupo apoiado pela Bolsa Pódio. Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

Principal apoio federal aos atletas brasileiros, o programa Bolsa Atleta completou dez anos em 2015, com mais de 43 mil bolsas concedidas desde 2005. No ano passado, 6.132 atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas foram contemplados, além de outros 1.004 de modalidades não-olímpicas.

Ainda não estão contabilizados os atletas dos esportes coletivos em que as seleções ainda não foram convocadas, entre eles handebol, vôlei, futebol, polo aquático e rúgbi, e os esportes individuais que aguardam a classificação final. A delegação nacional contará nas Olimpíadas com 442 atletas.

Veja a rotina de treino de Talita e Larissa em busca do pódio olímpico:

O sucesso da Bolsa

O impacto da importância da Bolsa Atleta foi medido nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, principal competição multiesportiva do continente naquele ano para as equipes que vão disputar os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Dos 862 atletas do Brasil convocados para o Pan-Americano e o Parapan-Americano de Toronto, 675 foram apoiados pelos programas do governo federal, o que correspondeu a 78,4% das delegações do país.

Das 141 medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, 121, ou 85,8%, vieram de atletas e equipes que recebem Bolsa Atleta ou Bolsa Pódio. Ao todo, 243 medalhistas eram bolsistas, entre os 303 atletas brasileiros que subiram ao pódio na competição.

Breno Barros – Ascom – Ministério do Esporte