Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bode Gaiato participa da festa do Revezamento da Tocha

Geral

31/05/2016 08h28

Caruaru

Bode Gaiato participa da festa do Revezamento da Tocha

Criador do personagem que tem milhões de seguidores fiéis na internet foi um dos condutores do símbolo olímpico no agreste pernambucano

À primeira vista, o pernambucano Breno Melo, de 22 anos, não dá sinais de ser uma celebridade da internet. Sorriso tímido, topete esticado à base de gel, ele não usa a própria imagem nas redes sociais, mas assume o alter ego de um animal bem nordestino: o bode. Nesta segunda-feira (30.05), o criador do personagem Bode Gaiato foi um dos condutores da tocha olímpica, durante o revezamento realizado em Caruaru, cidade localizada no agreste pernambucano.

Há quatro anos, Breno vivia a rotina de um adolescente normal. Estudava Engenharia Elétrica em Campina Grande, na Paraíba, e explorava a veia humorística apenas entre as pessoas mais próximas. Até que um dia decidiu compartilhar piadas com os amigos e criou um grupo de personagens inusitados, uma família de bodes com comportamento típico dos humanos.

Breno cria tirinhas de um bode que faz piadas regionais. Foto: Ivo Lima/ brasil2016.gov.br

A primeira postagem a agradar em cheio a audiência foi uma piada feita com a linguagem e o humor típicos da região. Em um diálogo, um dos personagens dizia ao outro: "Quer frescar, fresque, mas não fique frescando não". No primeiro dia, foram dois mil novos fãs.

As postagens seguintes viralizaram, uma legião de internautas passou a compartilhar as aventuras do bode Junin, Mainha e companhia e, em cerca de três meses, a página já contabilizava mais de um milhão de seguidores. A partir daí, sua vida seguiu o script dos blogueiros de sucesso: vieram os posts publicitários, a notoriedade e a hora de tomar uma decisão: seus personagens seriam diversão ou trabalho?

bodegaiato.jpg

» Conheça a página do Bode Gaiato no Facebook

 

Há três anos e meio, Melo trancou a faculdade e se dedica integralmente à manutenção da página. "Crio conteúdo, monitoro as postagens, respondo e-mails. Todo dia, a primeira coisa que faço quando acordo é olhar notícias. Uso o que está em alta para fazer sátiras", destaca. Hoje, ele contabiliza quase sete milhões de seguidores em três redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Suas postagens alcançam cerca de 20 milhões de internautas por semana.

Celebridade

Enquanto esperava sua vez de conduzir a chama em Caruaru, Breno aproveitava o tratamento de celebridade. Posava para fotos e respondia a perguntas sem parar. Ansioso, dizia a todo momento que nem sequer esperava um dia participar de um ritual olímpico e não escondia o orgulho em viver a experiência na cidade que adotou para viver. "Caruaru é uma das cidades que melhor representa a cultura nordestina e o bode tem tudo a ver com o Nordeste", comparou.

Quando o ônibus que distribui os condutores chegou ao ponto onde Breno faria sua participação na festa, encontrou uma multidão à espera dele. Cercado, ele pulava sem parar, vibrava, balançava a tocha, sem conter a ansiedade. Quando chegou a sua vez de conduzir a chama, Breno improvisou uma dança desajeitada, enquanto os espectadores o saudavam aos gritos: "Bodinho! Bodinho!". Se o próprio Junim, protagonista de suas cômicas tirinhas, assistisse à cena, certamente diria: "Armaria, mainha, tô feliz demais!"

Mariana Moreira, de Caruaru (PE) - brasil2016.gov.br