Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bobsled: brasileiros buscam vaga olímpica na última etapa da Copa América, nos EUA

Geral

11/01/2018 15h39

Esportes no Gelo

Bobsled: brasileiros buscam vaga olímpica na última etapa da Copa América, nos EUA

País compete no 2-man e no 4-man na derradeira competição classificatória para os Jogos Olímpicos de Inverno

Prestes a confirmar a classificação para mais uma disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang 2018, o bobsled brasileiro participa da última competição no período pré-olímpico. O atletas brasileiros competirão na quarta e última etapa da Copa América da modalidade, em Lake Placid, nos Estados Unidos. A competição começa nesta quinta (11.01) e segue até domingo.

Foto: CBDG

O trenó 4-man é o conjunto brasileiro mais bem posicionado no ranking internacional e vai participar de duas provas, noos dias 13 e 14. O time liderado pelo piloto Edson Bindilatti ocupa a 19ª posição no ranking e está dentro da zona de classificação olímpica. Se repetir a média de resultados nas últimas provas, garante a vaga.

O Brasil também possui chances de classificação no 2-man, com disputa nesta quinta e sexta-feira. Atualmente, o país tem a dupla comandada por Edson Bindilatti na 39ª colocação e a equipe de Cristiano Paes em 40º, garantindo uma cota olímpica. Contudo, ainda há a possibilidade de classificar até dois trenós para PyeongChang, dependendo dos resultados desta semana. No feminino, o Brasil já não tem mais chances de classificação.

A confirmação oficial dos classificados aos Jogos Olímpicos de PyeongChang sairá no dia 15 de janeiro, com a publicação oficial do ranking internacional daFederação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF). Apenas competições oficiais até o dia 14 serão computadas para a classificação olímpica.

Como funciona o sistema de classificação olímpica do Bobsled

No bobsled masculino, 30 trenós participam dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os três países com os três melhores trenós posicionados no ranking internacional após o dia 14 de janeiro garantem três cotas. Os seis países com os dois melhores conjuntos terão duas vagas e os nove times subsequentes completam a lista de classificados.
Cronograma de competições na quarta etapa da Copa América de Bobsled

11 de janeiro – 16h30 – Bobsled 2-man
12 de janeiro – 16h30 – Bobsled 2-man
13 de janeiro – 12h00 – Bobsled 4-man
14 de janeiro – 12h00 – Bobsled 4-man

Fonte: Confederação Brasileiras de Desportos no Gelo (CBDG)