Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bia Haddad chega à 58ª posição no ranking após o vice-campeonato no WTA de Seul

Tenis

25/09/2017 09h38

Tênis

Bia Haddad chega à 58ª posição no ranking após o vice-campeonato no WTA de Seul

Brasileira só foi superada pela atual campeã de Roland Garros. Resultado a fez subir 13 posições e agora ela é a melhor do país entre homens e mulheres

A brasileira Beatriz Haddad Maia, após o ótimo resultado conquistado no WTA de Seul, na Coreia do Sul, atinge, nesta semana, seu melhor ranking da carreira. Ontem, a paulista fez uma partida equilibrada com a letã Jelena Ostapenko, atual campeã de Roland Garros, que teve que virar o jogo para sagrar-se campeã. Bia saiu na frente após vencer o primeiro set no tie-break por 7/5, mas na sequência a rival se impôs e igualou o placar com uma vitória por 6/1. No set decisivo, Bia acabou derrotada por 6/4.

Com o resultado, a brasileira, beneficiada pela Bolsa Atleta Internacional, subiu 13 posições e aparece nesta segunda-feira na 58ª posição do ranking mundial. O próximo desafio da brasileira, neste fim de semana, será a disputa do qualifying do WTA Premier de Pequim. A paulista ainda tem pela frente o WTA de Tianjin e o WTA de Luxemburgo.

A paulista vive uma ótima temporada em 2017. Ela começou o ano na 173ª posição do ranking e gradativamente foi escalando a lista. Em junho, ela entrou pela primeira vez no grupo das 100 melhores do mundo, quando chegou à 94ª posição, e a partir daí não parou de evoluir. Em julho, era a 77ª e chegou à disputa em Seul na 71ª posição.

“Estou muito feliz com a semana, com certeza foi a melhor da minha vida até aqui. Isso me deixa mais motivada para trabalhar o dia a dia”
Bia Haddad Maia

Bia é, hoje, a melhor representante do país no ranking mundial entre homens e mulheres. No masculino, o mais bem colocado são Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci, na 74ª e 75ª posições, respectivamente.

Na Coreia do Sul, Bia, que chegou à primeira final de sua carreira em um torneio da série WTA (eventos de primeira linha do circuito), tentava quebrar um jejum que se mantém desde 1974, quando Maria Esther Bueno conquistou, no Japão, o último título do país fora do saibro. O vice-campeonato de Bia, entretanto, é marcante e merece destaque, já que o Brasil não disputava uma final de um WTA havia 34 anos, desde que Claudia Monteiro foi vice-campeã do WTA de Pittsburgh, em 1983

“Foi um jogo muito duro. As duas jogaram em alto nível. A Ostapenko é muito agressiva e experiente. As poucas oportunidades que tive, eu tentei aproveitar. Em alguns momentos, ela jogou um pouco melhor, também vacilou em outros, faz parte do tênis. Foi mérito dela. Saquei um pouco abaixo, mas isso é o de menos. Eu aproveitei muito, a quadra estava lotada, não tinha um assento, a energia estava muito boa. Fomos muito bem recebidas em Seul”, declarou Bia, que declarou ter vivido a melhor semana de sua carreira.

“Estou muito feliz com a semana, com certeza foi a melhor da minha vida até aqui. Isso me deixa mais motivada para trabalhar o dia a dia. Amanhã começa tudo de novo, já focando para Pequim”, comemorou a tenista. “Também gostaria de agradecer a todos que sempre torcem por mim e à minha equipe, família e patrocinadores, pelo trabalho e confiança de sempre, principalmente nos momentos difíceis”, encerrou a brasileira.

rededoesporte.gov.br