Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bellucci encerra jejum na grama com vitória na estreia de Wimbledon

Tenis

27/06/2016 15h09

Tênis

Bellucci encerra jejum na grama com vitória na estreia de Wimbledon

Brasileiro precisou de quase três horas para despachar o belga Ruben Bemelans. Teliana Pereira e Rogério Dutra Silva caem na primeira rodada

Confirmado na chave principal dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o tenista Thomaz Bellucci encerrou um jejum que já durava cinco anos. Nesta segunda-feira (27.06), o brasileiro superou o belga Ruben Bemelans por 3 x 2 (3/6, 6/4, 6/3, 1/6 e 8/6) na estreia do Grand Slam de Wimbledon, conquistando sua primeira vitória na grama desde 2011.

Wimbledon2015Getty.jpg
Em 2h40 de jogo, Bellucci superou o belga número 193 do mundo por 3 x 2 na Inglaterra. Foto: Getty Images

Contra o número 193 do mundo, Bellucci demorou para engrenar e teve que correr atrás da vitória. Bemelans fechou o primeiro set por 6/3, mas o brasileiro conseguiu se impor nas parciais seguintes, virando o jogo com 6/4 e 6/3. No quarto set, o belga voltou a ter o controle do jogo e não deu chances a Bellucci, fechando por 6/1.

A confirmação da vitória de Bellucci só veio no quinto e decisivo set, em que não há a disputa de tiebreak. A partida chegou a ficar empatada em 6/6, mas o brasileiro conseguiu a quebra no momento decisivo e venceu o complicado duelo por 8/6.

Na próxima rodada, Thomaz Bellucci terá pela frente o norte-americano Sam Querrey, 28º cabeça de chave de Wimbledon. Querrey passou pelo tcheco Lukas Rosol na primeira rodada, também no quinto set. O norte-americano venceu com parciais de 6/7 (6), 6/7 (5), 6/4, 6/2 e 12/10.

Rogerinho e Teliana são eliminados

Também pela chave masculina, Rogério Dutra Silva perdeu para Nicolas Almagro, da Espanha, em outra partida acirrada e decidida no quinto set. Depois de perder as duas primeiras parciais por 6/3 e 7/6 (6), Rogerinho reagiu diante do espanhol e empatou ao partida ao fazer 7/5 e 6/3 no terceiro e no quarto set. No desempate, no entanto, Almagro voltou a jogar melhor e fechou o confronto em 6/3.

Já na chave feminina, Teliana Pereira começou melhor, mas perdeu de virada para a norte-americana Varvara Lepchenko. A brasileira, que também vai disputar os Jogos Rio 2016, venceu o primeiro set por 7/5, mas viu Lepchenko fechar a partida nas parciais seguintes com 7/6 (3) e 6/2.

Nas duplas

Enquanto conta apenas com Bellucci na chave de simples, o Brasil vai disputar a chave de duplas de Wimbledon com quatro representantes. Além de Marcelo Melo e Bruno Soares, os principais duplistas do país e escalados para disputar os Jogos Rio 2016, Marcelo Demoliner e André Sá também participam do torneio.

Cabeça de chave número cinco, Melo e o croata Ivan Dodig estreiam diante dos franceses Benoit Paire e Paul-Henri Mathieu. Já Bruno Soares e o britânico Jamie Murray, cabeças de chave número três, pegam o israelense Jonathan Erlich e o também britânico Coling Fleming. Sá e o australiano Chris Guccione têm estreia complicada diante do croata Mate Pavic e do neozelandês Michael Venus, cabeças de chave 16. Por fim, Demoliner e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi pegam Julian Knowle, da Áustria, e Artem Sitak, da Nova Zelândia.

Brasil2016.gov.br