Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bélgica bate Inglaterra, fatura o bronze e faz história na Copa

Futebol

14/07/2018 16h23

Copa 2018

Bélgica bate Inglaterra, fatura o bronze e faz história na Copa

Depois de eliminar o Brasil nas quartas de final, a Bélgica provou que o time do técnico Roberto Martínez não chegou à Rússia para ser coadjuvante. Resultado é o melhor da equipe na história dos Mundiais

Do outro lado do campo havia um time que, até a semifinal, estava cotado para chegar à decisão e brigar pelo troféu de campeão da Copa da Rússia. Mas a Inglaterra, após perder a disputa da vaga na final para a Croácia, chegou abatida à decisão do terceiro lugar, neste sábado (14.07), no Estádio de São Petersburgo.

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

Para a Bélgica, entretanto, a partida era uma chance de fazer história diante de 64.406 pagantes. Depois de eliminar o Brasil nas quartas de final, a Bélgica encarou a disputa do terceiro lugar como uma decisão e, determinada, não deu chances para os rivais inventores do futebol.

Por 2 x 0, com gols de Meunier, aos 3 minutos de jogo, e de Hazard, aos 36min do segundo tempo, que foi eleito o melhor em campo, a Bélgica superou a campanha de 1986, quando a equipe ficou em quarto lugar, no México, e conquistou sua primeira medalha em um Mundial de futebol. À Inglaterra, restou repetir a campanha de 1990, na Itália, e ampliar a espera pelo sonho de voltar igualar a histórica performance em casa, em 1966, quando conquistaram a Copa do Mundo.

A equipe da Bélgica posa com a medalha de bronze conquistada em São Petersburgo: orgulho pela campanha vitoriosa. Foto: Getty Images

"Nós queríamos ganhar. Quando você vence o Brasil e entra na semifinal, o foco tem que ser tentar vencer a Copa do Mundo. Mas você precisa ser realista quando terminar o torneio e olhar para trás. Esses jogadores fizeram história na Bélgica e isso é tudo que importa. Esses jogadores merecem ter esse elogio", comemorou o técnico Roberto Martínez.

"A geração do México 86 estabeleceu uma verdadeira inspiração e visão real para todos os jogadores de futebol da Bélgica. Agora, este grupo de jogadores superou isso e isso é histórico. Levou 32 anos para poder estar nesta posição, então há uma verdadeira satisfação. O futebol que jogamos é o futebol belga, é a nossa marca, e a união e a flexibilidade que tínhamos mostram taticamente o que queremos ser como uma nação do futebol. Foi uma jornada muito boa, uma jornada muito bem-sucedida, mas, no futebol, você precisa olhar para frente e tentar melhorar na próxima oportunidade que tivermos", continuou o treinador.

Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, seguiu na mesma linha e ressaltou a campanha de sua equipe. "No final, estamos muito orgulhosos do que fizemos. Não temos ilusões sobre o ponto em que nos posicionamos como equipe. Terminamos nos quatro finalistas. Tivemos uma aventura maravilhosa e algumas experiências que irão colocar este grupo de jogadores e staffs em boa posição para o futuro. Eu não podia pedir mais nada aos jogadores de hoje ou no caminho durante as sete semanas em que trabalhamos juntos", afirmou.

Rededoesporte.gov.br, com informações da Fifa