Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Barra, Deodoro, Vila dos Atletas e Engenhão: imagens da reta final das obras

Atletismo

13/05/2016 14h39

Por dentro das obras

Barra, Deodoro, Vila dos Atletas e Engenhão: imagens da reta final das obras

Fotos captadas em maio de 2016 retratam as principais instalações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

05132016_parque_olimpico_1130.jpg
Imagem geral do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

Uma série de imagens captadas pela equipe do brasil2016.gov.br e por fotógrafos da Rio 2016 retratam a fase final das obras no Parque Olímpico da Barra, na Vila dos Atletas, no Parque Olímpico de Deodoro e no Estádio Olímpico (Engenhão), que será palco do evento-teste do atletismo neste fim de semana. Há opção de download das fotos em alta resolução tanto individualmente como da galeria como um todo, em formato compactado (.zip). 


Barra e Vila dos Atletas

O Parque Olímpico da Barra, principal área de competição, está com as obras 98% finalizadas. A área de 1,18 milhão de metros quadrados receberá 16 modalidades em instalações como o Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, Velódromo, Arenas Cariocas 1, 2 e 3, Parque Aquático Maria Lenk, Arena do Rio, Estádio Olímpico de Tênis e a estrutura de transmissão, com o Centro Internacional de Transmissão e o Centro Principal de Mídia. Também na Barra, a Vila dos Atletas está com a estrutura física concluída e em fase de instalação do mobiliário.


Parque Olímpico de Deodoro

A Região de Deodoro será sede de 11 modalidades. Como recebeu os Jogos Pan-americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, a área militar já tinha 60% das áreas de competição construídas. As intervenções de modernização são coordenadas pela Prefeitura e realizadas com recursos do Governo Federal. As novas instalações estão todas concluídas. Incluem a Arena da Juventude, o Circuito de Canoagem Slalom, o percurso de Mountain Bike, o Estádio de Deodoro e a pista de BMX.

O Ministério do Esporte destinou R$ 825,4 milhões para as reformas em instalações já existentes, como o Centro Nacional de Tiro, Centro Nacional de Hipismo, Centro de Pentatlo e Centro de Hóquei sobre Grama - e a construção dos novos locais. Desde o Pan de 2007, a região já recebeu mais de 300 eventos esportivos nacionais e internacionais.


Estádio Olímpico

Palco do atletismo e de algumas partidas de futebol nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão) foi apresentado nesta quinta-feira (13.05). O local passou por obras de adaptação e adequações elétricas que receberam investimento de R$ 52 milhões da prefeitura do Rio de Janeiro.

Com a instalação de arquibancadas temporárias nos setores Norte e Sul, o estádio aumentou a capacidade de público de 45 mil para 60 mil espectadores. Na área de competição, a pista principal e a de aquecimento foram substituídas. Outras importantes intervenções foram feitas na parte elétrica, adequada para atender requisitos de novas tecnologias de transmissão e exigências dos Jogos.

Foram alterados os sistemas de distribuição de energia, som e iluminação; a infraestrutura para passagem de cabos do sistema de cronometragem, energia e transmissão; aumento do número de câmeras de segurança; instalação de bebedouros; construção de banheiros acessíveis; pintura e limpeza; adequações de acessibilidade para público e atletas cadeirantes; e recuperação de paredes e pisos.