Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bandeira brasileira é hasteada na Vila Sul-americana

Geral

24/05/2018 16h41

Cochabamba 2018

Bandeira brasileira é hasteada na Vila Sul-americana

Atletas nacionais são recebidos com danças folclóricas nas boas-vindas aos Jogos da Bolívia

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

A bandeira brasileira foi hasteada nesta quinta-feira (25.05) na Vila Sul-Americana de Cochabamba, na Bolívia. Com atrações culturais e artísticas locais, o Time Brasil, formado em sua totalidade por mais de 400 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, recebeu as boas-vindas do comitê organizador. A delegação nacional foi representada por 33 atletas, do caratê e do rúgbi. A festa de abertura oficial dos Jogos será neste sábado (26.05), no estádio Félix Capriles.    

“É sempre importante participar dessa cerimônia. Tudo o que poderíamos fazer para proporcionar o melhor aos atletas brasileiro está sendo feito. Sabemos da dificuldade em competir a 2.500 metros de altitude, mas tomamos as precauções com a equipe médica. Aqui a altitude não é tão problemática quanto em La Paz (3.600m), onde será disputado o boliche. Estamos satisfeitos com o que a Bolívia fez na preparação e a vila está ótima”, avaliou Marco La Porta, chefe de missão brasileira.

Atletas brasileiros e o mascote Juki em frente aos mastros onde ficarão as bandeiras dos 14 países participantes dos Jogos Sul-Americanos. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Além dos brasileiros, a cerimônia contou com a presença de atletas de Paraguai e Suriname. Nesta quinta, as bandeiras da Argentina, Equador, Guiana, Chile, Colômbia, Panamá, Aruba, Peru, Venezuela e do país-sede ainda seriam hasteadas.

"Tudo o que poderíamos fazer para proporcionar o melhor aos atletas brasileiro está sendo feito. Sabemos da dificuldade em competir a 2.500 metros de altitude, mas tomamos todas as precauções com a equipe médica"
Marco La Porta, chefe de missão do Brasil

As atrações foram divididas em duas partes, com representação de diferentes danças locais. Na parte da manhã, a cerimônia contou com apresentações folclóricas chamadas Caporales, que têm origem em La Paz, com influência de negros africanos e de indígenas andinos.  Os artistas dançaram também o Huayño de Potosí, que representa a província que leva o mesmo nome. Ela é reconhecida como a dança mais representativa dos Andes.

Durante os Jogos, a delegação brasileira ficará hospedada na Vila Sul-Americana, no bairro de La Tamborada, na zona sul de Cochabamba. Já os brasileiros Marcelo Antonio Suartz e Renan Zoghaib Ferreira, que representam o país no boliche, ficarão na capital, La Paz.

Ao todo, 14 países e mais de quatro mil atletas participam do evento, que tem disputas em 35 esportes. Em 15 delas, os competidores buscam classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2019, no Peru. “O objetivo é garantir a classificação do maior número de atletas para Lima, além de proporcionar uma experiência para a nova geração que vai disputar pela primeira vez um megaevento”, disse La Porta.

 

Confira mais fotos dos Jogos Sul-Americanos no Flickr do Ministério do Esporte

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

 

Breno Barros, de Cochabamba, na Bolívia - rededoesporte.gov.br