Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Baía de Guanabara é assegurada como sede da vela nos Jogos Rio 2016

27/05/2015 18h36

Baía de Guanabara é assegurada como sede da vela nos Jogos Rio 2016

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador, afirmou que local tem totais condições de receber as competições no ano que vem

O Comitê Organizador Rio 2016, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) reafirmaram nesta quarta-feira (27.05), em Brasília: as competições de vela nos Jogos Olímpicos Rio 2016 serão realizadas na Baía de Guanabara. Representantes das três entidades estiveram na capital federal para esclarecer às comissões do Esporte e do Turismo da Câmara dos Deputados a situação atual do local e as previsões para o próximo ano.

“A decisão já foi tomada e isso tem cinco anos. Nenhum outro lugar tem estrutura de TV, fibra ótica, iluminação e estrutura médica como a Baía. As competições vão ser na Baía. Não vamos mudar”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016. “Não existe plano B porque há condições de realização da competição na baía”, acrescentou Marcelo Pedroso, presidente da APO.

» Corte orçamentário preserva investimentos estratégicos do Ministério do Esporte

Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados#Carlos Arthur Nuzman participou de audiência pública na Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados
Carlos Arthur Nuzman participou de audiência pública na Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados

Durante audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara, Pedroso reforçou que a meta para o ano que vem é de alcançar 80% de saneamento na região que circunda a Baía de Guanabara. Ele ressaltou o salto de qualidade conquistado nos últimos anos e afirmou que atualmente o local já é apropriado para receber competições de vela.

“Em 2007, 11% da área de influência era objeto de tratamento. Hoje já temos 50%. Se olharmos esse histórico, com um salto de 11% para 50%, já houve uma conquista importante nessa área. Além disso, já se colocou como um legado importante que a totalidade desse projeto seja alcançado num futuro muito breve”, informou Pedroso, lembrando que a água da Baía de Guanabara passou em todos os testes de padrão de qualidade internacional realizados nos últimos quatro anos.

#Presidente da APO, Marcelo Pedroso, destacou trabalho de saneamento realizado nos últimos anos na Baía de Guanabara na Comissão de Turismo
Presidente da APO, Marcelo Pedroso, destacou trabalho de saneamento realizado nos últimos anos na Baía de Guanabara na Comissão de Turismo

 A maior preocupação é com o lixo flutuante no local, combatido com sucesso graças a ações como as ecobarreiras e os ecobarcos no evento teste realizado em 2014 e que serão testados novamente no evento teste deste ano. “O estado está contratando 17 ecobarreiras, seis delas em funcionamento até o evento teste”, afirmou Pedroso.

Vantagem esportiva

Quando acabarem as competições de vela nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a expectativa da Confederação Brasileira da modalidade é de alcançar o melhor resultado da história do país. Parte dessa esperança é justamente o fato de competir na Baía de Guanabara, um local que exige bastante conhecimento dos velejadores e que pode representar vantagem para os atletas da casa.

“É um dos locais mais técnicos do mundo para velejar. Você tem montanhas ao redor, correntes e as marés não são uniformes. Às vezes está enchendo em um determinado ponto e vazando em outro. Então é muito importante você conhecer bem a região”, afirmou Marco Aurélio Sá Ribeiro, presidente da entidade.

#Para o presidente da CBVela, Marco Aurélio Sá Ribeiro, desempenho da modalidade no Rio 2016 será histórico
Para o presidente da CBVela, Marco Aurélio Sá Ribeiro, desempenho da modalidade no Rio 2016 será histórico

O dirigente, no entanto, ressaltou outros fatores para explicar o favoritismo do Brasil ao competir no Rio de Janeiro. Um deles o investimento do Ministério do Esporte. “O apoio que o Ministério vem nos dando, principalmente por meio do programa Bolsa Pódio, permitiu com que nossos atletas se preparassem com tranquilidade. Isso não tem preço”, elogiou Sá Ribeiro.

A possível vantagem esportiva, por sinal, é um dos motivos apontados pelo secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, para as reclamações em relação à Baía de Guanabara. “A competição na baía favorece os atletas brasileiros, que conhecem as correntes e são muito experientes lá dentro. Existem países que estão querendo anular o fator casa, que sempre ajuda em todos os Jogos. Todo país que sedia tem essa vantagem”, afirmou Ricardo Leyser.

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br