Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Badminton: Lohaynny e Luana Vicente são vice-campeãs no Canadá

21/10/2014 11h49

Badminton: Lohaynny e Luana Vicente são vice-campeãs no Canadá

Em evento-teste para os Jogos Pan-Americanos de 2015, brasileiras perderam para norte-americanas na decisão

A Seleção Brasileira de badminton voltou com quatro medalhas do Campeonato Pan-Americano da modalidade. A competição terminou no domingo (19.10) e serviu como evento-teste para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. O melhor resultado do Brasil veio com as irmãs Lohaynny e Luana Vicente, vice-campeãs no torneio de duplas. Daniel Paiola e Fabiana Silva perderam na semifinal das chaves de simples e ficaram com o bronze. O país também subiu ao pódio na disputa por equipes, na qual também foi bronze.

Na final das duplas femininas, Lohaynny e Luana estiveram perto de vencer o primeiro set contra as norte-americanas Eva Lee e Paula Lynn, número 26 do mundo no ranking. As brasileiras chegaram a abrir 20 x 18, mas acabaram perdendo a parcial por 23/21. No segundo set, Lee e Lynn definiram a partida em 21/14.

Foto: CBBd
Foto: CBBd#Lohaynny e Luana Vicente: vice-campeãs do Pan-Americano no Canadá
Lohaynny e Luana Vicente: vice-campeãs do Pan-Americano no Canadá

No masculino, Daniel Paiola, o melhor brasileiro no ranking mundial, parou na semifinal. Depois de vencer Nicholas Bonkowsky, Nelson Javier e Rodolfo Ramirez, Daniel enfrentou o norte-americano Bjorn Seguin por um lugar na decisão. O brasileiro acabou derrotado por 2 x 0, parciais de 23/21 e 21/15. Na final, Seguin perdeu para o cubano Osleni Guerrero.

Entre as mulheres, Fabiana Silva fez grande campanha e só parou diante da canadense Michelle Li, número 16 do mundo. A brasileira perdeu por 2 x 0, com 21/6 e 21/12. Li confirmou seu favoritismo e conquistou o título em Toronto.

Foto: CBBd
Foto: CBBd#Equipe brasileira conquistou a medalha de bronze por equipes
Equipe brasileira conquistou a medalha de bronze por equipes

Vagas para o Rio 2016

Para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil tem duas vagas asseguradas por ser o país-sede. Caso não consiga classificar nenhum atleta pelo ranking mundial, o país terá ao menos um representante nas chaves de simples masculina e feminina. No total, o badminton terá 172 atletas nos Jogos, com um limite de 16 por país, sendo no máximo oito no masculino e oito no feminino.

As vagas serão definidas pelo ranking mundial em 5 de maio de 2016. Para as vagas de simples, haverá um limite de dois atletas por país entre os ranqueados de 1 a 16. A partir do 17º da lista, só será permitido um classificado por nação. Nas duplas, os países poderão classificar duas parcerias apenas se tiverem duas duplas entre as oito melhores do mundo. Do 9º em diante, só será permitida uma parceria para cada país.

No último ranking divulgado pela Federação Mundial de Badminton (BWF, em inglês), o Brasil tinha como melhores colocados na lista Daniel Paiola (72º no masculino), Fabiana Silva (58ª), Lohaynny Vicente (66ª), Alex Tjong e Hugo Arthuso (95º nas duplas), Lohaynny e Luana Vicente (81ª) e Hugo Arthuso e Fabiana Silva (52º nas duplas mistas).

Brasil 2016