Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aviação Civil lança guia online sobre aeroportos voltado para turistas

Geral

29/06/2016 15h11

Serviço

Aviação Civil lança guia online sobre aeroportos voltado para turistas

Disponível em português, inglês e espanhol, serviço reúne informações para ajudar viajantes desde a preparação para o voo até o momento de saída do terminal

06292016_sac_hotsite1.png
Clique para conhecer o hotsite
A Secretaria de Aviação lançou, nesta quarta, o hotsite Aeroportos nos Jogos Rio 2016, um guia online com informações sobre os aeroportos brasileiros. O objetivo é orientar turistas nacionais e estrangeiros em trânsito no País. 

O hotsite está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol). As informações ajudam os turistas em vários pontos da viagem, desde a preparação do voo (aquisição de seguro, vacinas necessárias e transporte de valores) às orientações para a chegada ao aeroporto (check-in, restrições de bagagem, porte de joias ou eletrônicos), além de informações sobre embarque (documentos obrigatórios, horários e procedimentos), desembarque e saída do terminal (integração com transporte terrestre, etc).

Há uma seção específica para visitantes de outras nacionalidades, com recomendações sobre passaporte, vistos e prazos de permanência, e uma área de orientações sobre todos os direitos do passageiro e como ele deve proceder diante de algum contratempo.

Manual de Planejamento

Além do site, foi lançado, também nesta quarta-feira, o Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Trata-se de um grande acordo operacional e de planejamento construído após cerca de 400 horas de debates, análises técnicas, revisão de procedimentos, ações de alinhamento e cooperação entre os 27 órgãos que compõem o Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE) da Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).

» Ministro detalha aspectos que garantem segurança aeroviária nos Jogos Rio 2016

"O Manual é um acordo operacional e de planejamento para os 40 aeroportos que funcionarão em regime especial durante os Jogos Olímpicos e deixará importantes legados para o setor aéreo no Brasil, como as melhorias para a acessibilidade", afirmou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. Ele reforçou que o Brasil está preparado para acolher atletas, delegações, chefes de estado e turistas.

O Manual de Planejamento para os Jogos Rio 2016 padroniza a operação dos 40 aeroportos (entre prioritários, de apoio e bases aéreas) que atenderão à principal demanda do megaevento esportivo. O objetivo é estabelecer uma ação coordenada e integrada entre operadores aeroportuários e órgãos públicos do setor de aviação civil, criando uma rede estratégica, coordenada e imediata de resposta para fatos e imprevistos. O material define normas e procedimentos dos terminais de passageiros, trata das regras para ocupação de pátios e pistas, aborda questões de segurança e de defesa aérea, capacidade de operação dos aeroportos, bem como infraestrutura e receptivo de acessibilidade.

O manual prevê, ainda, fluxos aeroportuários para a chegada de chefes de estado, desembarque de cavalos que irão participar das competições e cães-guia. A operação foi planejada para oferecer máximo conforto ao passageiro e minimizar quaisquer impactos na fluidez de operação dos terminais.

Números

A estimativa é de que os aeroportos do Rio sejam demandados em um milhão de pessoas, entre atletas, membros de delegações e turistas, que movimentarão cerca de 4,7 milhões de volumes de bagagem nos aeroportos do Rio. O governo brasileiro estima que 4,3 mil atletas paralímpicos desembarcarão nos aeroportos do Rio no período da competição. 

O megaevento vai trazer ao Brasil delegações de 206 países e mais de 100 chefes de Estado. Em torno de 2.200 controladores de voo já receberam treinamento específico para o evento e mais de 1 mil vagas extras foram apeadas nos pátios dos terminais para estacionamento de aeronaves no período.

Cerca de mil voluntários e 2.500 servidores públicos participam do atendimento ao público nos aeroportos. A estimativa é que somente no dia da abertura do evento (5 de agosto), os aeroportos do Rio registrem entre 900 e 1.000 movimentos de aeronaves executivas.

Acessibilidade

Para a criação de fluxos e procedimentos especiais para Passageiros com Necessidade de Atendimento Especial (PNAEs), a Secretaria estudou e realizou uma série de testes práticos, visitas técnicas e intercâmbios. Fizeram parte dessa preparação a análise de experiências internacionais como a dos Jogos Parapan-americanos de Toronto/2015; a realização de seminários para troca de experiências entre os aeroportos em preparação para os Jogos Rio 2016; além de simulados reais para testar as operações de embarque, desembarque, fluxos e procedimentos aeroportuários nos principais aeroportos do evento (como os eventos-teste de bocha paralímpica e rúgbi em cadeira de rodas).

Fonte: Secretaria de Aviação Civil