Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Australiano de 20 anos conquista primeiro título na Copa do Mundo de tiro esportivo no Rio de Janeiro

Tiro esportivo

19/04/2016 21h54

Tiro esportivo

Australiano de 20 anos conquista primeiro título na Copa do Mundo de tiro esportivo no Rio de Janeiro

James Willet treina em uma pedana construída na própria fazenda e vem acumulando resultados impressionantes desde que a carreira começou oficialmente, em 2015

Uma fazenda, uma pedana de tiro ao prato construída no próprio terreno e um talentoso jovem australiano podem formar uma improvável receita de sucesso nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Assim pode ser resumida a ainda breve história de James Willet, atirador de 20 anos que conquistou o título da fossa double nesta terça-feira (19.04), na Copa do Mundo de tiro esportivo, no Centro Nacional da modalidade, em Deodoro.

web_Tiro_FossaDupla_20_AOM_1709.jpg
James Willet (C) comemora a primeira conquista como profissional na fossa double. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

Até o começo de 2015, o jovem Willet jamais havia disputado uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. Aliás, o australiano ainda engatinhava na fossa double, prova que começou a praticar nos primeiros meses do ano passado, graças à estrutura construída na fazenda da família, na Austrália.

A estreia oficial na elite do esporte não poderia ter sido melhor. Com 142 pontos na etapa de Al Ain (Emirados Árabes) da Copa do Mundo de 2015, o atirador da Austrália chamou a atenção ao quebrar o recorde mundial júnior logo na primeira competição.

James Willet terminou aquele campeonato na quinta posição, dando sinais de que tinha talento para figurar em breve entre os melhores da modalidade. A previsão estava certa. Ainda em 2015, ele participou de outras duas etapas da Copa do Mundo, com desempenhos mais modestos, em 20º em Larnaca e em 28º em Gabala. Mas no Campeonato Mundial do ano passado ele se firmou como nome forte para o Rio 2016, terminando na quarta posição em Lonato, na Itália, muito perto do pódio.

web_Tiro_FossaDupla_18_AOM_1671.jpg
Na final, o australiano acertou 27 de 30 pratos e venceu o russo Vasily Mosin no shoot off por 2 x 1. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

A primeira medalha não demorou. Veio este ano, na etapa de Nicosia da Copa do Mundo, em março, onde o australiano conquistou o bronze na fossa double. Um mês depois, superou o russo Vasily Mosin, medalhista de bronze em Londres 2012, na final da etapa carioca da competição, e faturou o primeiro título de sua recente e impressionante carreira no tiro esportivo.

Com um sotaque australiano carregado, James Willet parece não querer saber se tem menos tempo no esporte que seus concorrentes. Para ele, o objetivo no Rio 2016 é um só: a medalha de ouro. “Vai ser minha primeira edição dos Jogos e vou fazer o melhor para conquistar a o ouro”, afirmou, com a medalha dourada da Copa do Mundo pendurada no pescoço.

O resultado desta terça, segundo ele, é outro fator que ajuda a acreditar em um pódio nos Jogos Olímpicos. “Este resultado me dá confiança para vir aos Jogos. É uma grande preparação para o evento. Estou me sentindo bem na parte técnica e espero fazer a mesma coisa nas Olimpíadas”, disse Willet.

O australiano, que credita o sucesso ao simples fato de ter construído a pedana em casa e ter “atirado o máximo possível desde então”, não planeja mudar o treinamento ou a estratégia. “Vou voltar para a Austrália, treinar o máximo que puder e participar de todas as competições possíveis”, resumiu.

A prova

Toda a competição da fossa double na Copa do Mundo do Rio de Janeiro foi realizada nesta terça, no Centro Nacional de Tiro Esportivo. Um total de 38 atletas participou da rodada classificatória, que definiu os seis finalistas.

Divididos em grupos, os atletas atiraram 150 vezes para definir os seis melhores que iriam para a final. Os tiros são dados em sequência nas cinco posições da pedana e os dois pratos são lançados após comando de voz dos atiradores. Vasily Mosin e James Willet foram os melhores da primeira fase, com 138 acertos. Walton Eller, dos Estados Unidos, Antonino Barrilla e Alessandro Chianese, da Itália, e Andreas Loew, da Alemanha, também avançaram à decisão.

web_Tiro_FossaDupla_2_AOM_1065AndreMotta_HeusiAction2016.jpg
Palco da final da fossa double e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

Com a definição dos seis finalistas, a prova adota novas regras. Primeiro, os atletas disputam uma semifinal, com 30 tiros para cada. Os dois primeiros se classificam para disputar o ouro, enquanto o terceiro e o quarto vão para a disputa do bronze. O quinto e o sexto são eliminados. O norte-americano Walton Eller superou o italiano Antonio Barrilla por 28 x 23 na disputa pelo terceiro lugar e ficou com o bronze.

O confronto pelo ouro envolveu Mosin e Willet, que foram os melhores da semifinal com 27 pratos acertados. Na final, o russo e o australiano empataram novamente em 27 x 27, levando a decisão para o shoot off. O desempate é definido de forma direta, até um dos atiradores acertar mais do que o rival. No duelo entre Willet e Mosin, melhor para o australiano, que quebrou os dois pratos logo no primeiro lançamento e viu o rival errar um dos tiros, perdendo a chance de ficar com o título.

O Brasil contou com Filipe Fuzaro, Luiz Fernando Graça e Robson Deschamps na competição. Fuzaro foi o melhor colocado entre os atiradores do país, em 29º, com 122 acertos. Luiz Fernando ficou em 31º, com 118, e Deschamps foi o 32º, com 115. O Brasil não tem vaga na fossa double por ser sede dos Jogos Olímpicos e depende de convite para ter representante na competição.

» Fenômeno bicampeão olímpico, Jongoh Jin é surpreendido na Copa do Mundo de tiro esportivo

 

 

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br