Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletismo sai com dois pódios, sete marcas pessoais e 11 atletas no Top 8 mundial

Atletismo

17/10/2018 14h40

Buenos Aires 2018

Atletismo sai com dois pódios, sete marcas pessoais e 11 atletas no Top 8 mundial

Campanha nacional nos Jogos Olímpicos da Juventude, com equipe de 21 atletas, supera a de Nanquim, na China, em 2014, que terminou sem medalhas

O Brasil trouxe a Buenos Aires um forte time na categoria Sub-18 do atletismo. Foram 21 integrantes com a tarefa de representar o Brasil em 15 provas do programa dos Jogos Olímpicos da Juventude. Com o encerramento da modalidade, nesta terça-feira (16.10), o balanço de atletas e dirigentes reúne uma série de números promissores para o país nos próximos anos.

No pódio, foram dois bronzes, nos 200m masculino e feminino. Além disso, o país somou 11 atletas no Top 8 Mundial, ou 17 se o critério for o Top 10. Sete integrantes da delegação conseguiram na Argentina as melhores marcas de suas carreiras. Não foram oito porque os 7,50m de Adrian Vieira no salto em distância não foram computados em função do vento no momento da performance. O saltador terminou em quarto. Nos 400m com barreira, Jéssica Vitória Moreira estabeleceu um novo recorde brasileiro (59s41) na primeira de suas duas passagens pelas raias do Parque Olímpico da Juventude.

Letícia e Lucas, os dois medalhistas brasileiros. Foto: Wagner Carmo/CBAt
"Além das medalhas de bronze, tivemos sete atletas com suas melhores marcas pessoais e um recorde brasileiro. O nível dos atletas foi muito bom"
Alexandre Moratto, técnico da seleção brasileira de atletismo em Buenos Aires

Com os resultados, o atletismo superou a participação dos últimos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em Nanquim, na China, em 2014, quando não havia conseguido medalhas. Na primeira edição, em Cingapura 2010, foram três pódios, com dois ouros de Caio Fernandes (salto em distância e revezamento medley) e uma prata com Thiago Braz (salto com vara).

"Fazendo um análise da competição de maneira geral, a gente sai daqui muito feliz. Além das medalhas de bronze, tivemos sete atletas com suas melhores marcas pessoais e um recorde brasileiro. O nível dos atletas aqui estava muito bom. Isso demonstrou que os brasileiros vieram preparados", afirmou Alexandre Moratto, técnico da seleção brasileira de atletismo em Buenos Aires.

Duplo pódio nos 200m

As medalhas vieram com a piauiense Letícia Nonato Lima e com o paulista de Guariba Lucas Conceição. Letícia se manteve entre as três melhores nas duas baterias que disputou e encerrou a disputa com sua melhor marca pessoal (23s71), enquanto Lucas fez uma incrível prova de recuperação. No primeiro dia, anotou o quinto tempo. Na final, correu os 200m pela primeira vez abaixo de 21s. Com a marca de 20s99, selou o melhor tempo de sua carreira, acabou a prova com o segundo melhor tempo e, no somatório das performances, garantiu o bronze.

"Não tenho palavras para expressar a emoção. Vim da prova inicial em quinto lugar. Precisava de um ótimo tempo para medalhar. Peguei a raia oito, que não é das melhores. Acreditei e veio o bronze. Eu tinha essa meta de correr para 20 segundos. Aqui consegui", celebrou o atleta, que iniciou no atletismo incentivado na escola e tinha como melhor marca pessoal 21s06.

Elton Júnio festeja a marca de 2,11m no salto em altura. Foto: Danilo Borges/ME

Performances destacadas

Além da dupla, saíram com as melhores marcas de suas carreiras Guilherme Moreira, no dardo, Marcos Paulo Leal (110m com barreiras), Letícia Belo (2.000m com obstáculos), Jéssica Vitória (400m com barreiras) e Elton Júnio, no salto em altura. Elton, aliás, foi protagonista de um dos momentos mais simbólicos da delegação nacional. Ele chegou à Argentina tendo como melhor marca na prova 2,03m. Em Buenos Aires, cravou 2,05m no primeiro dia e 2,11m na fase final. "Passa um filme pela cabeça. Saber de onde a gente saiu, as dificuldades por que passou. Eu sofri muito bullying, mas tinha em mente que queria me superar cada vez mais", disse o atleta, que quase teve a perna direita amputada após um atropelamento quando tinha sete anos.

Entre os "quase lá", dois se destacaram. Na disputa do arremesso de disco, Vitor Gabriel Motin era cotado como forte candidato não só ao pódio, mas ao título, em função do ouro conquistado na Gymnasiade. No primeiro dia de competições, o paranaense comprovou sua boa fase e terminou em segundo, com um lançamento de 57,30m. Na segunda etapa, contudo, não encaixou uma boa prova, lançou a 54,78m e acabou em quinto. "Na primeira parte fui bem e na segunda não sei bem o que aconteceu. Agora, é continuar batalhando forte para representar o país, quem sabe, nos Jogos de Paris 2024".

Já nos 400m com barreiras, a tristeza foi de Jéssica Vitória. Depois de cravar o recorde brasileiro na primeira vez que foi à pista, a paulista de Guariba vinha muito forte na "final" da prova, entre as duas primeiras. No último dos dez obstáculos, contudo, a ponta do pé direito bateu na barreira e a atleta perdeu o equilíbrio, o que custou a ela a medalha. Acabou em décimo quarto. "Perdi a concentração ali no fim, mas acontece. Ganhei experiência. Sei que posso estar entre as melhores do mundo", afirmou Jéssica.

Atletismo - Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018

Brasileiros entre os 8 primeiros:
Bronze - Letícia Maria Lima – 200m
Bronze - Lucas Conceição Vilar – 200m
4ª – Erica Geni Cavalheiro – 400m
4º - Adrian Henrique Vieira – salto em distância
5º - Vitor Gabriel Motim – lançamento do disco
5º - Elton Júnio Petronilho – salto em altura
5º - Marcos Paulo Ferreira – 110m com barreiras
8ª - Lissandra Maysa Maciel – salto em distância
8ª - Rafaela Cristine de Sousa – arremesso do peso
8º - Caio de Almeida Teixeira – 400m com barreiras
8ª - Nerisnelia dos Santos Sousa – salto triplo

Gustavo Cunha - rededoesporte.gov.br