Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas participam de exames da campanha Outubro Rosa no Laboratório Olímpico no Rio

Atletismo

31/10/2017 13h35

Atletas participam de exames da campanha Outubro Rosa no Laboratório Olímpico no Rio

Ginecologista avaliou atletas de alto rendimento no centro de ciência instalado no Parque Olímpico da Barra

O principal centro de ciências do esporte no país aderiu à campanha Outubro Rosa. O Laboratório do Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu, nesta segunda-feira (30.10), nove atletas de diferentes modalidades para um dia de avaliações com a médica ginecologista Tathiana Parmigiano. Além das dicas de prevenção ao câncer de mama, mote da campanha mundial, a médica, que trabalha em parceria com o Time Brasil desde 2011, realizou exames de rotina, com o objetivo de contribuir para a melhor performance das mulheres no esporte de alto rendimento.

ginecologistacob.jpg
A médica ginecologista Tathiana Parmigiano avaliou e orientou atletas de alto rendimento. Foto: Rafael Bello/COB

Ao longo dos seis anos em que realiza o trabalho de ginecologia aplicada ao esporte, Tathiana atendeu atletas de 10 modalidades olímpicas diferentes, muitas delas medalhistas olímpicas e mundiais. "A ideia da ginecologia do esporte é dar um atendimento individualizado da mulher atleta. Antes, mulheres e homens passavam pelos mesmos processos de avaliações, e desde 2011, o COB tem dado esse atendimento particularizado com as meninas, não só aqui, no laboratório, mas também nas grandes missões, como Jogos Olímpicos", comentou Tathiana.

A ginecologista ressaltou a importância do Laboratório Olímpico, instalado no Parque Olímpico da Barra, como um espaço central para o intercâmbio entre as mais diferentes especialidades científicas, em prol do melhor desempenho dos atletas. "De um tempo para cá, temos conseguido, com o Laboratório Olímpico, fazer essas avaliações em um ambiente em que outros profissionais estão por perto. Existe, então, uma troca de informações, visando cuidar da saúde das atletas e também da performance. Isso tem dado resultados positivos", elogiou a médica, destacando ainda que o Brasil é um dos únicos países que possui uma ginecologista especializada no esporte em suas delegações.

O serviço pioneiro oferecido pelo COB auxilia as atletas a controlar os ciclos menstruais, conciliando com a rotina de treinamentos intensos e competições ao longo do ano. Tathiana também se preocupa em apoiar as atletas na prevenção de uma gestação indesejada. "Sabemos que há influência do ciclo menstrual no rendimento esportivo. É aí que atuamos, dando a oportunidade para que elas possam competir na fase do ciclo em que se sentem mais fortes. As meninas têm aprendido que elas podem escolher, com autoconhecimento, e nessa troca de informações eu tento proporcionar que elas possam competir da melhor maneira possível, sem que a menstruação atrapalhe", explicou Tathiana.

Nove atletas de diferentes modalidades passaram pelo Laboratório Olímpico nesta segunda-feira. "Acho a ideia de ter uma ginecologista esportiva inovadora. A Tathtiana tem uma pegada totalmente diferente dos médicos comuns. É mais descontraída e já sabe das nossas rotinas e necessidades de treinamentos. Ela entende o que a gente passa e nos traz segurança de passar as coisas para ela. Isso nos ajuda muito", destacou a atleta de saltos ornamentais, Ingrid Oliveira.

"Esse suporte da ginecologista é muito importante para a gente, que está sempre nos ginásios treinando, pois nos ajuda a prevenir doenças, dando dicas importantes e ensinando muito", afirmou a jovem ginasta Flavia Saraiva, de 18 anos.

Sobre o Outubro Rosa, Tathiana Parmigiano deu algumas dicas que se aplicam a todas as mulheres. "A ideia do Outubro Rosa é chamar a atenção para os cuidados da saúde feminina. Às vezes, na correria do dia a dia, as pessoas não fazem a prevenção do câncer de mama, que acomete muitas mulheres. Mas, se detectado precocemente, a gente cura. É uma campanha tão bonita, que faz a diferenças. As atletas, muitas vezes são jovens para fazer mamografia, mas só a ideia de ter esse cuidado ginecológico desde cedo faz com que no futuro elas deem importância à sua própria saúde", enfatizou Tathiana. "Um estilo de vida saudável, que inclui dieta balanceada e exercício físico regular, são os maiores aliados da nossa saúde. A prática de atividade física está associada de maneira positiva à prevenção, enquanto o sedentarismo aumenta o risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama", completou a ginecologista e ex-atleta de natação e polo aquático.

Parte integrante do Centro de Treinamento Time Brasil, o Laboratório Olímpico está instalado no Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra, e funciona desde fevereiro de 2017. Até o momento, mais de 250 atletas de 14 diferentes modalidades já foram atendidos, totalizando em torno de 2.060 avaliações em 13 diferentes áreas de atuação.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil