Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas militares estiveram em 68% dos pódios brasileiros

Atletismo

24/08/2016 11h03

Balanço

Atletas militares estiveram em 68% dos pódios brasileiros

Ao todo, 13 dos 19 medalhistas nacionais integram o programa que é uma parceria entre Ministério do Esporte e Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa ultrapassou as metas estabelecidas de classificar 100 atletas militares e conquistar 10 medalhas nos Jogos Rio 2016. A soma, no fim das contas, chegou a 145 militares integrantes do Time Brasil e 13 pódios. Com 19 medalhas, o Brasil teve o melhor desempenho da história em Olimpíadas. A contribuição das Forças Armadas foi de 68% dos pódios. Os medalhistas brasileiros que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa se destacaram nas competições.

"O sucesso do programa é inquestionável, assim como é indubitável a contribuição para a elevação do Brasil à condição de potência olímpica. É um programa altamente inclusivo e flexível. Admite diversos modelos de parcerias com as demais entidades ligadas ao esporte, como clubes, confederações e empresas", afirma o diretor do Departamento de Desporto Militar, Paulo Zuccaro.

Martine e Kahena, Thiago Braz e Alison e Bruno: incentivo a mais com a parceria militar. Fotos: Getty Images

Os sargentos da Marinha Rafaela Silva (ouro no judô), Mayra Aguiar (bronze no judô), Robson Conceição (ouro no boxe), Martine Grael e Kahena kunze (ouro na vela), Alison e Bruno (ouro no vôlei de praia) e Ágatha e Bárbara (prata no vôlei de praia); os sargentos do Exército Felipe Wu (prata no tiro esportivo), Poliana Okimoto (bronze na maratona aquática) e Rafael Silva (bronze no judô); e os sargentos da Força Aérea Arthur Nory (bronze na ginástica artística), Maicon Siqueira (bronze no taekwondo), Arthur Zanetti (prata na ginástica artística) e Thiago Braz (ouro no atletismo), foram os representantes das três Forças.

"O sucesso do programa é inquestionável, assim como é indubitável a contribuição para a elevação do Brasil à condição de potência olímpica. É um programa altamente inclusivo e flexível. Admite diversos modelos de parcerias com as demais entidades ligadas ao esporte, como clubes, confederações e empresas"
Paulo Zuccaro

A 13ª medalha das Forças Armadas veio da conquista do terceiro lugar no taekwondo, na categoria acima dos 80 quilos, pelo terceiro sargento da Aeronáutica Maicon Siqueira. "Por mais que eu tente te explicar, é uma sensação única. É um sonho. Não tem como explicar como é estar aqui. É um momento único. Por mais que fale palavras bonitas, não tem como descrever".

Desporto Militar

O crescimento da participação dos atletas militares no desporto nacional, que resultou na conquista de 30% das vagas do Time Brasil, vem sendo construído ao longo dos últimos oito anos. Em sintonia com o planejamento do País no cenário esportivo de alto rendimento, os ministérios da Defesa e do Esporte uniram esforços e, em 2008, criaram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas.

"É muito importante a gente ter outros tipos de recursos, representar a Marinha nos Jogos Mundiais Militares, onde a gente conhece alguns adversários que possam estar em Olimpíada e em campeonatos mundiais. A gente pode treinar sem preocupação com uma renda fixa", disse a judoca Rafaela Silva.

Durante os Jogos do Rio, os militares participaram das disputas de 27 modalidades, o que corresponde a 64% dos esportes. As Forças Armadas estiveram presentes nas provas de atletismo, basquete feminino, ginástica artística, hipismo adestramento, hóquei sobre grama, natação, judô, levantamento de peso, tiro esportivo, tiro com arco, taekwondo, vôlei de praia, maratona aquática, lutas, ciclismo pista, ciclismo estrada, handebol, vela, esgrima, boxe, remo, saltos ornamentais, nado sincronizado, canoagem slalom, badminton, triatlo e pentatlo moderno.

Atualmente, 670 militares fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, sendo que 76 são militares de carreira e outros 594 temporários.

Condições

Atualmente, 670 militares fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, sendo que 76 são militares de carreira e outros 594 temporários.O ingresso do atleta nas Forças Armadas é voluntário. A convocação para integrar o PAAR é feita mediante edital público e inclui prova de títulos (currículo esportivo/resultados/ranking nacional). Os atletas são incorporados com graduações variadas e os direitos salariais e todos os outros são os mesmos que os demais militares de graduação em serviço ativo têm.

O Programa inclui 35 modalidades esportivas, sendo 27 olímpicas e outras não olímpicas e tipicamente militares (cross country, lifesaving, futebol de areia, orientação, paraquedismo, pentatlo aeronáutico, pentatlo militar e pentatlo naval).

O investimento anual do Ministério da Defesa no Programa de Alto Rendimento é de aproximadamente R$ 18 milhões, entre salários, benefícios, aquisição de equipamentos, uniformes, participação em eventos esportivos nacionais e internacionais, e outros itens destinados ao aperfeiçoamento dos atletas.

Fonte: Ministério da Defesa