Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas apontam ajustes na pista e evento-teste de BMX será realizado somente no domingo

Ciclismo bmx

02/10/2015 18h47

Aquece Rio

Atletas apontam ajustes na pista e evento-teste de BMX será realizado somente no domingo

Nesta sexta-feira, pilotos realizaram treinos e indicaram trechos que devem ser modificados

O Comitê Organizador Rio 2016, em conjunto com a União Ciclística Internacional (UCI) decidiu, na tarde desta sexta-feira (02.10), realizar o evento-teste de BMX apenas no domingo (04.10), no Parque Radical do Rio, em Deodoro. O primeiro dia de competições, que seria sábado (03.10), será usado para a execução de modificações na pista da modalidade, após feedback dos atletas que realizaram treinos nesta sexta e apontaram trechos problemáticos.

Segundo comunicado enviado à imprensa pelo Comitê, "os atletas de BMX sugeriram à Federação Internacional de Ciclismo modificações que tornarão a pista mais interessante e, eventualmente, mais segura. O Comitê Rio 2016 vai providenciar as pequenas mudanças e o evento-teste está transferido para o domingo".

O Comitê Organizador destacou que a pista de BMX dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi aprovada UCI e que o projeto foi assinado por Tom Ritzenthaler, um dos mais experientes especialistas do mundo em pistas de BMX e autor dos traçados dos Jogos de Pequim 2008 e de Londres 2012. "Tem sido comum, durante a realização dos eventos-teste, ajustes no traçado", informou a entidade no comunicado.

O Centro Olímpico de BMX, que integra o Parque Radical do Rio, tem uma área total de 4 mil metros quadrados. O traçado do percurso masculino tem 399 metros, enquanto o feminino tem 372 metros. Os atletas largam do alto de uma rampa de 8m de altura, forrada de madeira e com acabamentos com adesivos antiderrapantes. Obstáculos são colocados ao longo da pista e são alguns deles que, segundo os pilotos, merecem ajustes.

O Desafio Internacional de BMX contará com a participação de 96 atletas de 30 países. O Comitê Rio 2016  divulgará a programação atualizada da competição neste sábado.

pista_bmx_andremotta_brasil2016.jpeg
O traçado do percurso masculino tem 399 metros e o do feminino tem 372 metros. Foto: André Motta/brasil2016.gov.br

brasil2016.gov.br