Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Design dos ingressos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é revelado

Geral

20/05/2016 13h09

Tíquetes

Design dos ingressos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é revelado

São 70 layouts para as quatro cerimônias e cada um dos esportes olímpicos e paralímpicos. Vendas nas bilheterias começam em junho. Até o momento, quatro milhões de tíquetes foram comercializados
1 | 11
Fotos: Daniel Ramalho/Rio 2016
2 | 11
Todas as modalidades terão ingressos personalizados. Foto: Alex Ferro/Rio2016
3 | 11
Cada uma das modalidades terá um ingresso específico.
4 | 11
Cerimônias também terão tíquetes específicos. Foto: Alex Ferro/Rio2016
5 | 11
Vários itens de segurança foram incorporados aos tíquetes. Foto: Alex Ferro/Rio2016
6 | 11
Vários itens de segurança foram incorporados aos tíquetes. Foto: Alex Ferro/Rio2016
7 | 11
Todas as modalidades terão ingressos personalizados. Foto: Alex Ferro/Rio2016
8 | 11
Elisa Celino ganhou um ingresso para a abertura dos Jogos Paralímpicos. Foto: Carol Delmazo/brasil2016.govbr
9 | 11
Até agora, mais de quatro milhões de ingressos foram vendidos. Foto: Alex Ferro/Rio2016
10 | 11
Vários itens de segurança foram incorporados aos tíquetes. Foto: Alex Ferro/Rio2016
11 | 11
Verso do ingresso, com informações para os espectadores. Foto: Alex Ferro/Rio2016
Ingressos_DanielRamalho.jpg
ingressos-olmpicos-e-paralmpicos-rio-2016_26527695083_o.jpg
05202016_ingressos.jpg
ingressos-olmpicos-e-paralmpicos-rio-2016_26526124444_o.jpg
ingressos-olmpicos-e-paralmpicos-rio-2016_27098530096_o.jpg
ingressos-olmpicos-e-paralmpicos-rio-2016_27098573216_o.jpg
ingressos-olmpicos-e-paralmpicos-rio-2016_26525997824_o.jpg
IMG_3228.JPG
ingressos-olmpicos-e-paralmpicos-rio-2016_26857635730_o.jpg
ingressos-olmpicos-e-paralmpicos-rio-2016_27037186132_o.jpg
ingressos-olmpicos-e-paralmpicos-rio-2016_27098686346_o.jpg

Atento à segurança, o design dos ingressos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi revelado nesta sexta-feira (20.05), na sede do Comitê Organizador, no Rio de Janeiro. Apresentado como o mais moderno e sofisticado da história, o programa de tíquetes inclui 70 layouts diferentes, incluindo as quatro cerimônias - abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e também dos Paralímpicos -  e cada uma das modalidades dos dois eventos.

De acordo com o Comitê, dos seis milhões de ingressos disponíveis no momento, cerca de quatro milhões foram comercializados, o que corresponde a 67% do total. Os primeiros ingressos impressos saíram da gráfica às 13h desta quinta. Além do site oficial na internet (rio2016.com/ingressos), a venda será feita em bilheterias a partir de junho, em 40 pontos espalhados pelas quatro regiões de competição do Rio de Janeiro e nas demais sedes do futebol (Manaus, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador). 

Os espectadores terão a opção de imprimir os tíquetes em casa ou baixar no celular, opção disponível desde o dia 2 de maio.  “O e-ticket vai ficar dentro de um ambiente seguro, com usuário e senha. A gente não vai mandar para o email de ninguém, a única pessoa com acesso é o comprador. Por isso, não passe para ninguém nem faça cópias. Só o primeiro vai entrar, o sistema automaticamente cancela as cópias. O e-ticket na minha opinião é até mais seguro, porque se você tentar vender um ingresso numa folha A4, ninguém vai comprar”, afirmou Donovan Ferreti, diretor de ingressos do Comitê Rio 2016.

De acordo com o Comitê Rio 2016, é a primeira vez que o e-ticket é utilizado nessa escala. “Em Londres eles habilitaram esse formato já próximo aos Jogos, muito por problemas de filas. Aqui não, a gente está fazendo de forma estruturada, oferecendo como opção de retirada de ingresso.”, completou Donovan.

Segurança

Todos os ingressos serão validados por sistemas de controle de acesso com código de barra. “Além de outros itens que a gente tem no ingresso, mas por motivos de segurança não podemos revelar, pela primeira vez vamos fazer 100% de controle nos acessos, 100% dos códigos de barra serão escaneados. Por isso, aconselhamos a não postar fotos do ingresso em redes sociais mostrando o código de barra. Isso evita falsificação”, explicou Ferreti.

A segurança é uma questão fundamental para a organização dos Jogos. Há mais de um ano, o Comitê Rio 2016 formou um grupo para prevenir não somente a revenda ilegal como a falsificação dos ingressos. Em abril deste ano, a força de trabalho conseguiu evitar que cerca de 700 ingressos fossem repassados ilegalmente pela internet, e dez pessoas foram indiciadas. É feito o monitoramento constante de mercado, em redes sociais e diversos sites. A análise é encaminhada para a polícia, que faz um trabalho investigativo e, a partir das informações colhidas, efetua o cancelamento dos ingressos.

O diretor de ingressos explicou que, caso o espectador perca o bilhete ou tenha um lote extraviado, existe a opção de reimpressão, de acordo com os termos de segurança. Para isso, a pessoa precisa fazer um boletim de ocorrência e, logo que detectar um problema, ligar na central de atendimento do Comitê, pelo telefone 3004-2016.

Design

Uma gráfica dos Estados Unidos especializada em impressão de ingressos para grandes eventos foi escolhida após disputa com outras grandes gráficas internacionais. Uma equipe composta por mais de 100 profissionais está encarregada do trabalho.

Os ingressos foram pensados como um objeto de desejo, que pode ser guardado como um pedaço da história pelos espectadores que vão assistir aos Jogos. “A gente quer ser lembrado pela nossa energia contagiante, pela celebração memorável que a gente vai entregar e por essa festa que só os brasileiros sabem fazer. Os ingressos representam o passaporte para essa experiência memorável, e vão fazer parte de coleções de milhares de pessoas pelo mundo”, disse a diretora de marca do Rio 2016, Beth Lula.

Elisa Celino ganhou um ingresso para a abertura dos Jogos Paralímpicos. Foto: Carol Delmazo/brasil2016.govbr

O desafio, segundo Beth, foi assegurar a operação da área de ingressos e ao mesmo tempo integrar totalmente todos os layouts à linguagem visual adotada para os Jogos. A produção começou em setembro de 2015, com cinco áreas funcionais do Comitê trabalhando juntas. “A gente buscou usar a tridimensionalidade das nossas marcas. A equipe de design foi muito cuidadosa para também atender à demanda dos itens de segurança, como o selo holográfico, o nome do espectador”, explicou Beth Lula.

A diretora de marca do Comitê lembrou que os Jogos Paralímpicos receberam atenção especial. Pela primeira vez nos Jogos, todos os pictogramas dos esportes paralímpicos foram criados.  “Queremos deixar um novo olhar sobre o movimento paralímpico”, explicou. 

O ingresso comemorativo, para ser guardado, tem um design diferente para cada disciplina. A opção de recebê-lo em casa ficou disponível até o dia 10 de abril, mas o Comitê resolveu abrir outra oportunidade para os espectadores, que podem requisitar os tíquetes especiais até o dia 26 de maio.

Surpresa

Antes de os ingressos saírem das gráficas para as casas de torcedores de todo o mundo, uma jornalista foi surpreendida durante o evento de apresentação do layout dos tíquetes.  Um ingresso da abertura dos Jogos Paralímpcios estava em baixo da cadeira dela.

“Fiquei muito surpresa, não sabia que ia ter sorteio, e eu não costumo ter muita sorte. E ainda é dos Jogos Paralímpicos, que é a parte que estou mais empolgada para assistir. Vou estar trabalhando de forma bem intensa,   então talvez tenha que passar o ingresso para a minha mãe ou para uma das minhas irmãs, mas sem dúvida é um privilégio”, disse Elisa Celino.

Carol Delmazo e Mateus Baeta, brasil2016.gov.br