Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Arena de handebol e goalball vai se transformar em escolas após os Jogos

21/11/2013 11h07

Arena de handebol e goalball vai se transformar em escolas após os Jogos

Projeto arquitetônico inovador vai aproveitar a estrutura do Hall Olímpico 4 para criar quatro escolas

Nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Hall Olímpico 4, no Parque Olímpico da Barra, será a casa do handebol e do goalball. Com capacidade para 12 mil pessoas, o projeto chama a atenção por uma ideia inovadora. A proposta arquitetônica permitirá que a instalação seja desmontada após os Jogos e seus componentes utilizados para formar quatro escolas municipais, com capacidade para 500 alunos cada.

EOM
EOM#Projeto do Hall Olímpico 4, casa do handebol e do goalball em 2016
Projeto do Hall Olímpico 4, casa do handebol e do goalball em 2016

A ideia inicial era de utilizar a estrutura para integrar o Centro Olímpico de Treinamento (COT). No entanto, um estudo mais detalhado revelou que os três primeiros Halls Olímpicos já atenderão ao COT. Para evitar que uma instalação permanente fosse construída sem contar com uma ampla utilização após os Jogos, surgiu a solução criativa.

Esta é a primeira vez que este conceito de arquitetura nômade é aplicado, garantindo que até mesmo uma instalação temporária deixe legado tangível para a cidade. Estruturas como rampas de acesso, escadas, cobertura e fachada foram concebidas de início considerando as especificações da instalação de competição, mas também sua reutilização como escola.

“Transformar a arena em quatro escolas após os Jogos é um excelente exemplo do compromisso do Rio em garantir que os Jogos deixem legados tangíveis para a nossa comunidade. A arquitetura nômade definida pelos nossos parceiros governamentais é uma novidade e estamos orgulhosos de que 2000 estudantes brasileiros poderão se beneficiar com isso por muitos anos”, comentou Carlos Nuzman, presidente do Rio 2016.

A localização destas escolas também já está definida. Três beneficiarão estudantes da região da Barra — uma na região do Parque Olímpico; a segunda, em um terreno na Avenida Salvador Allende; e a terceira, perto do Parque Carioca. A quarta escola será montada em um terreno em São Cristóvão.

Infográfico: EOM

A Prefeitura do Rio lançou o edital de licitação para a construção, operação e desmontagem do Hall Olímpico 4 em 14 de novembro. A estrutura será erguida em uma área de cerca de 35 mil metros quadrados do Parque Olímpico. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2014 e terminar no segundo semestre de 2015.

Fonte: Rio 2016