Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Arena de esgrima, taekwondo e vôlei sentado do Rio 2016 ganha cobertura

12/09/2014 12h06

Arena de esgrima, taekwondo e vôlei sentado do Rio 2016 ganha cobertura

Pavilhão 3 é uma das instalações que integrará o Centro Olímpico de Treinamento (COT) após os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos

A arena onde serão disputadas competições de esgrima e taekwondo, nos Jogos Olímpicos, e de vôlei sentado, nos Jogos Paraolímpicos, começou a ter sua cobertura em estrutura metálica montada esta semana. Com estrutura de arquibancada para 10 mil lugares já montada, bem como quadra de jogo concretada, o pavilhão 3 faz parte do conjunto de três instalações que irão compor o Centro Olímpico de Treinamento (COT) após 2016.

EOM/Divulgação
EOM/Divulgação # Pavilhão 3 começou a ganhar cobertura nesta semana
Pavilhão 3 começou a ganhar cobertura nesta semana

A Prefeitura do Rio coordena as obras do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, por meio da Empresa Olímpica Municipal e da Riourbe. A execução fica a cargo da Concessionária Rio Mais, responsável por parte considerável das obras do Parque.

O trabalho de montagem da estrutura começou com a pré-montagem, no solo, dos eixos das estruturas metálicas, que começaram a ser içadas com uso de guindastes com capacidade para 350 toneladas. Foram montadas quatro torres provisórias de apoio (cimbramento, usadas para escorar as peças durante a montagem).

A arenas 3 e 2 terão um total de 56 pilares de sustentação, onde as treliças ficam apoiadas, formando um vão de até 90 metros. Já na arena 1, 26 pilares serão usados para o apoio da estrutura, formando um vão de até 100 metros. Os 35.464m² de cobertura das três instalações ficarão prontos no primeiro semestre de 2015. 

Com 16 mil lugares, a arena 1 será a maior. Lá haverá competições de basquete (olímpico) e basquete e rúgbi em cadeira de rodas (paraolímpico). O pavilhão 2 terá 10 mil lugares e será o palco do judô, das lutas livre e greco-romana (olímpico) e da bocha (paraolímpico).

Atualmente, cerca de 800 pessoas trabalham nas obras de construção das três arenas, em dois turnos de trabalho.

Fonte: Empresa Olímpica Municipal