Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Arena Condá se prepara para velar 51 corpos

Geral

01/12/2016 14h16

#ForçaChape

Arena Condá se prepara para velar 51 corpos

Torcedores poderão acompanhar o funeral das arquibancadas. Previsão é de que a cerimônia ocorra nesta sexta-feira (2.12)

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (01.12), autoridades e representantes de diversas entidades participaram de uma reunião na Arena Condá, em Chapecó (SC), com o objetivo de definir os detalhes para o velório coletivo das vítimas do acidente com o avião da Lamia que transportava 77 passageiros para Medellín, na Colômbia, onde a Chapecoense disputaria o jogo de ida pela final da Copa Sul-Americana contra a equipe do Atlético Nacional.

A força-tarefa para acertar a delicada preparação do funeral, desde o traslado até o estádio, contou com integrantes de Chapecoense, Polícia Militar, Polícia Federal, Governo de Santa Catarina e Governo Federal. 

12012016_coletiva_chapeco_32.jpeg
Foto: Valéria Barbarotto/brasil2016.gov.br

A previsão é que os corpos comecem a chegar na manhã desta sexta-feira (2.12)e que o velório possa ser realizado a partir das 12h, mas existe possibilidade de atraso. “Estamos trabalhando inicialmente com o número de 51 pessoas veladas aqui na Arena Condá, entre jogadores, integrantes da comissão técnica e jornalistas”, disse o assessor de comunicação do clube, Andrei Copeti, em entrevista coletiva após a reunião.    

A primeira hora do velório será dedicada apenas aos familiares. Depois disso, o acesso será liberado aos torcedores, que poderão acompanhar das arquibancadas e cadeiras da Arena Condá, com capacidade para quase 20 mil pessoas. Não será possível chegar perto dos caixões, já que o espaço ficará reservado aos familiares, autoridades e amigos mais próximos.

À princípio, foi cogitada a possibilidade de que todos os presentes pudessem passar pelos caixões em uma fila corrente, mas a ideia foi descartada diante da falta de tempo e necessidade de liberação de alguns corpos que ainda precisarão ser deslocados para outras cidades e estados para o sepultamento.

“O estádio não comporta o número de pessoas que estarão presentes (a estimativa ultrapassa 100 mil), por isso ainda estamos estudando possibilidades e avaliando a melhor maneira de fazer com que todos tenham a oportunidade de passar pelo interior da arena e fazer a sua homenagem”, contou Copeti.

Aos que não puderem ou não quiserem entrar no local do velório, telões de transmissão estarão montados na parte externa do estádio.

Credenciamento para a imprensa

A partir das 14h de hoje, os profissionais de imprensa devem se dirigir à Arena Condá para realizar o credenciamento para a cobertura do funeral. “Como estamos recebendo a imprensa do Brasil e de outros países, o número de profissionais tende a crescer durante a tarde de hoje, por isso optamos por fazer o credenciamento para podermos organizar da melhor maneira possível o trabalho de todos”, explicou o assessor de comunicação do clube, acrescentando que haverá uma área reservada para que os jornalistas façam o registro desse triste momento para a história do futebol e do país.

Futuro da Chapecoense

Questionado sobre a ajuda financeira vinda de outros clubes e órgãos públicos, Copeti afirmou, em nome do presidente em exercício, Ivan Tozzo, que a Chapecoense possui uma condição financeira positiva. “A Chapecoense perdeu seu time, mas é atualmente, em termos de estrutura e saúde financeira, uma das melhores equipes do Brasil. A CBF está colaborando, clubes estão colaborando, o governo federal está colaborando, o governo estadual também, e a cada minuto recebemos novas propostas de pessoas que estão oferecendo apoio das mais diversas naturezas. Somos imensamente gratos, mas esse processo de reestruturação será analisado e conversado assim que conseguirmos enxugar as lágrimas e tratarmos da questão humanitária”.

Sobreviventes

Andrei Copeti informou ainda que o estado de saúde dos três atletas sobreviventes (o lateral Alan Ruschel, o goleiro Jackson Follmann e o zagueiro Neto) é grave, mas estável. Além dos jogadores, o jornalista Rafael Henzel também se recupera na Colômbia.      

Valéria Barbarotto, brasil2016.gov.br