Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após sétima visita, COI indica que preparativos estão em dia para Tóquio 2020

Geral

06/12/2018 12h06

Tóquio 2020

Após sétima visita, COI indica que preparativos estão em dia para Tóquio 2020

Novas instalações esportivas superam 40% de conclusão e programa de voluntariado já atraiu mais de 100 mil inscrições

Com menos de 600 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI) fez a sétima visita oficial para acompanhar o andamento das obras e os preparativos da capital japonesa. Segundo a avaliação dos organizadores, o andamento das obras está em dia, os eventos-teste já têm uma agenda robusta e há uma integração significativa de organização para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Foto: COI

"Eu reitero o que o presidente Thomas Bach disse durante sua visita: esses Jogos Olímpicos vão unir as pessoas num espírito de esperança e determinação", afirmou John Coates, integrante da comissão de cooordenação do Comitê Olímpico Internacional. "Todos os ingredientes para o sucesso estão aqui. As instalações esportivas estão em dia, os parceiros estão engajados e você consegue sentir a força do esporte em todo lado. Com esse alto nível de preparação, Tóquio pode focar na questão relativa às potenciais adversidades climáticas e nas questões de transporte", completou.

Na época da realização dos Jogos de Tóquio, entre 24 de julho e 9 de agosto, as temperaturas na cidade chegam com frequência aos 40ºC. Até por isso, há chances de que algumas provas de rua tenham horários alternativos determinados. É o caso dos 42km da maratona, no atletismo, que pode ter a largada realizada por volta das 6h.

"Todos os ingredientes para o sucesso estão aqui. As instalações esportivas estão em dia, os parceiros estão engajados e você consegue sentir a força do esporte em todo lado"
John Coates, COI

A Comissão de Coordenação visitou quatro instalações olímpicas, incluindo a Ariake Arena, o estádio de Yokohama, o Centro de Ginástica e o Passeio Olímpico. A Ariake Arena, que vai sediar o vôlei, e o centro de ginástica estão com mais de 40% das obras concluídas, segundo os organizadores.

Os oficiais do COI também estiveram no Passeio Olímpico, região próxima à Baía de Tóquio que pretende conectar sete instalações esportivas numa distância que pode ser percorrida a pé. A ideia é atrair milhares de fãs e servir como um centro de reunião de jovens. Ali estão concentrados esportes que vão aparecer no programa olímpico pela primeira vez, como skate e escalada. A visita terminou com uma parada no estádio de beisebol de Yokohama, que terá seis mil lugares a mais para adequar a instalação à demanda olímpica.

"Faltando menos de 600 dias para a abertura dos Jogos, as discussões estão se tornando cada vez mais concretas", disse o presidente da Tóquio 2020, Yoshiro Mori. "Na semana passada, tivemos a oportunidade de relatar o estado de nossos preparativos à Assembléia Geral da ANOC, ao Comitê Executivo do COI e a esta Comissão de Coordenação, e recebemos um feedback muito positivo".

Um dos indicadores da boa recepção local aos Jogos se reflete no número de voluntários inscritos para participar do megaevento. Mais de 110 mil pessoas já manifestaram interesse em contribuir para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020. As inscrições seguem abertas até 21 de dezembro. 

Dentro de uma perspectiva de redimensionar o tamanho dos Jogos para uma versão enxuta e eminentemente financiada pela iniciativa privada, o Comitê Organizador de Tóquio anunciou que chegou a uma economia total de US$ 4,3 bilhões no orçamento originalmente previsto. Parte dessa economia veio na redução do tamanho do Centro Internacional de Transmissão (IBC) e na redução de assentos para credenciados nos estádios para ampliar a área disponível ao público.

Fukushima

A passagem do presidente do COI, Thomas Bach, por Tóquio, incluiu uma visita a Fukushima. A cidade foi uma das mais devastadas pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu a costa japonesa em 2011. Reconstruída em muitos de seus aspectos, a região ao norte do país vai receber disputas de beisebol e softbol nos Jogos Olímpicos de 2020.

"É muito simbólico fazermos essa reunião em Fukushima. Estou impressionado com o grande progresso de reconstrução e com a recuperação mental das pessoas aqui, e o esporte tem papel importante nisso", afirmou Thomas Bach. "Tempos atrás, discutíamos se teríamos ou não o beisebol e o softbol aqui. Quando olho para trás, tenho certeza de que tomamos a decisão correta"

Herança e novidade

O conceito dos Jogos Olímpicos de Tóquio trabalha com um aproveitamento da herança de estrutura esportiva deixada pelos Jogos Olímpicos realizados na capital japonese em 1964 e no desenvolvimento de uma nova área da cidade, próxima à Baía de Tóquio. Num desenho esquematizado que lembra o símbolo do infinito, dois grandes anéis desenhados sobre a capital têm como intersecção a Vila Olímpica. Confira no vídeo acima, produzido pela organização do evento. 

Fonte: Comitê Olímpico Internacional (COI)